Entre Realidades (2020): um olhar peculiar para as doenças mentais - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, maio 30, 2023

Entre Realidades (2020): um olhar peculiar para as doenças mentais

Entre Realidades é um filme de drama dirigido por Jeff Baena, de Um Amor na Itália (2022) e A Comédia dos Pecados (2017. O roteiro foi escrito por Baena e Alison Brie, que estrela o filme.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Alison Brie em cena no filme "Entre Realidades"

Sinopse - A trama gira em torno de Sarah (Alison Brie), uma moça muito tímida que trabalha em uma loja de artesanatos. Apesar da timidez, ela é muito simpática, sempre falando suavemente e tratando educadamente todos que por ela passam. Mesmo com tanto carisma, Sarah não tem amigos, apenas colegas, como Joan (Molly Shannon) com quem trabalha e Nikki (Debby Ryan), sua colega de quarto.

Por ser sozinha no mundo, Sarah vive em seu mundinho particular, assistindo sua série preferida ou visitando o estábulo do seu antigo cavalo. Nikki sente pena dela e decide chamar o colega de quarto de seu namorado, Darren (John Reynolds), na esperança de arrumar uma companhia para a solitária colega.

Entretanto, sua saúde mental está se deteriorando rapidamente. Sarah começa a ter sonhos nada comuns. Diante disso, ela reluta em acreditar que a doença mental que afetou sua avó possa estar a afetando também e, passa a crer que algo sobrenatural está acontecendo em sua vida. Isso a faz trazer seus sonhos para a realidade.

Entre Realidades é um filme confuso justamente por tentar mostrar como funciona a mente de uma pessoa que tem esquizofrenia. Conforme a trama avança, adentramos no mundinho "esquisito" - que beira o nonsense - da protagonista, mas é compreensível toda a loucura apresentada, pois a mente dela já não consegue distinguir a realidade da imaginação.

Um mergulho no fundo do poço

Entre Realidades é um filme nem bom nem ruim. Soa  confuso justamente por tentar mostrar como funciona a mente de uma pessoa que tem esquizofrenia. Conforme a trama avança, adentramos no mundinho "esquisito" - que beira o nonsense - da protagonista, mas é compreensível toda a loucura apresentada, pois a mente dela já não consegue distinguir a realidade da imaginação.

Inicia com bastante humor, mas a medida que avança, o roteiro adquire um ar pesado, tornando-se soturno e perturbador. O terceiro ato é um verdadeiro colapso, tanto na mente da protagonista, quanto na nossa mente, pois assim como a mente de Sarah deteriorou-se por completo, nós também não conseguimos distinguir a realidade da fantasia.

A fotografia chama bastante atenção, o uso de cores foi um grande acerto, mas não gostei da montagem, os cortes bruscos entre as cenas me incomodaram. Também senti falta de explicações sobre alguns elementos que foram introduzidos, por exemplo: o que aconteceu para ela ter vendido o cavalo e porque os funcionários do estábulo sentem-se incomodados com a presença dela lá; entre outras coisas. 

No geral, Entre Realidades desperta interesse por sua peculiaridade. É assistível, mas está longe de ser inesquecível.

Ficha técnica 

Título original: Horse Girl
Duração: 103 minutos
Gênero: Drama, Mistério, Suspense
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2020