Macbeth - Ambição e Guerra (2015): uma adaptação poética e selvagem - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, maio 30, 2023

Macbeth - Ambição e Guerra (2015): uma adaptação poética e selvagem

Macbeth - Ambição e Guerra é um filme de drama histórico dirigido por Justin Kurzel, de Assassin's Creed (2016). O roteiro de Jacob Koskoff, Todd Louiso e Michael Lesslie foi baseado na  famosa peça teatral do dramaturgo inglês William Shakespeare escrita entre 1603 e 1607.

Macbeth - Ambição e Guerra
Michael Fassbender e Marion Cotillard em cena no filme "Macbeth - Ambição e Guerra"

Sinopse - A história é bem conhecida e a premissa básica é respeitada: Macbeth (Michael Fassbender), um soldado renomado do Rei Duncan (David Thewlis), ouve uma profecia pronunciada por três bruxas de que ele será o Rei da Escócia. Sua ambição e a influência da esposa, Lady Macbeth (Marion Cotillard), o levam a assassinar o Rei Duncan, tornando-se rei daquele país.

Evidentemente, Macbeth sofre constantemente com a culpa e a paranoia diante dos atos que cometera para se tornar o grande rei, cai na perdição de sua mente e comete uma série de assassinatos para se proteger. A loucura, o banho de sangue e a tirania são os temperos que o levarão para um único caminho, a morte.

Épico shakespeariano atmosférico e elegante 

Macbeth: Ambição e Guerra é uma história pesada, complexa e recheada de conflitos. O roteiro segue fielmente os diálogos da peça e a forma como foi explorada a força das palavras shakespearianas deixa o filme com um ar poético, belo e frio ao mesmo tempo.

A maioria dos espectadores que estão acima dos 30 anos de idade vão gostar desta adaptação (me incluo), que tem estilo clássico, já a geração mais nova (que ainda não teve experiência com obras de Shakespeare), pode não compreendê-lo. No entanto, atualizar a linguagem do texto para um roteiro moderno é no mínimo perder a essência de Shakespeare. Prefiro as falas poéticas.

Mas o grande trunfo desta produção é o visual, os cenários, figurinos e a fotografia assinada por Adam Arkapow são um vislumbre à parte, as névoas escocesas contrasta com uma lúdica coloração vermelha. A trilha sonora marcante é outro ponto forte do filme, além é claro, das atuações magnificas do casal protagonista desta tragédia shakespeariana, Marion Cotillard e Michael Fassbender, bem como dos coadjuvantes.

Antes de assistir Macbeth: Ambição e Guerra tenha em mente que não é um filme fácil, principalmente pelo seu contexto ser fiel aos textos originais de Shakespeare. É um filme para poucos, mas esse fator não prejudica seu entendimento ou qualidade, apenas acrescenta charme e elegância à produção. Mesmo sendo absolutamente complexo, eu gostei  e recomendo.

"O belo é podre, e o podre, belo sabe ser; ambos pairam na cerração e na imundície do ar."

Ficha técnica

Título original: Macbeth
Duração: 113 minutos
Gênero: Drama, Guerra
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Reino Unido, França, Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2015