Jojo Rabbit (2019): a ousadia de uma comédia inesquecível - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, maio 31, 2023

Jojo Rabbit (2019): a ousadia de uma comédia inesquecível

Jojo Rabbit éum filme de comédia escrito e dirigido por Taika Waititi, de Thor: Amor e Trovão (2022), Thor: Ragnarok (2017) e O que Fazemos nas Sombras (2014). O filme foi baseado no livro Caging Skies de Christine Leunens, publicado em 2004.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Roman Griffin Davis e Scarlett Johansson em cena no filme "Jojo Rabbit"

Sinopse - O filme acompanha Johannes "Jojo" Betzler (Roman Griffin Davis), um garotinho de 10 anos que vive com sua mãe Rosie (Scarlett Johansson) na Alemanha nazista. Seu pai encontra-se ausente, supostamente lutando no front italiano e sua irmã faleceu de gripe.

Jojo encantou-se pela propaganda nazista, decorou as paredes do quarto com panfletos referentes ao nazismo, anda fardado diariamente e criou um amigo imaginário semelhante a Adolf Hitler (Taika Waititi). Juntamente com o amigo Yorki (Archie Yates), participam de um campo de treinamento administrado pelo Capitão Klenzendorf (Sam Rockwell), devido um erro Jojo acaba virando motivo de chacota pelos outros integrantes da Juventude Hitlerista.

Já em casa, Jojo descobre Elsa Korr (Thomasin McKenzie), uma adolescente judia e ex-colega de classe de sua falecida irmã, escondida no andar de cima. Ele ameaça entregá-la à Gestapo, mas Elsa adverte que se fizer isso sua mãe seria morta por ser considerada cúmplice dos judeus.

Mesmo contrariado, ele concorda em mantê-la segura, desde que ela revele seus "segredos judeus" para poder escrever um livro para Klenzendorf. Irritado por sua mãe esconder uma garota judia em casa, mas incapaz de revelar que conhece a existência de Elsa, Jojo acusa a própria mãe de ser antipatriota e lamenta que seu pai esteja distante.

Rosie porém descarta as acusações e defende sua crença de que positividade e otimismo são as melhores maneiras de se livrar da opressão nazista. Conforme os dias passam, Jojo adquire afeição a Elza, mas será que ele abandonará sua idolatria a Hitler?

Uma sátira corajosa sobre tempos difíceis

Satirizar o nazismo é uma tarefa quase impossível, o tema é sensível, qualquer deslize poderia colocar tudo a perder, mas Jojo Rabbit consegue extrair risos do público sem banalizar algo tão doloroso que foi o Holocausto.

Apesar do tema ser pesado, o enredo é leve justamente por mostrar o nazismo pelos olhos de uma criança, que apesar de estar vivendo cercado de horrores, enxerga o mundo com inocência. Sempre que a figura de Hitler surge na tela, é impossível segurar os risos. Por ser judeu, o diretor Taika Waititi soube dosar perfeitamente o drama e a comédia, sem banalizar ou pesar demais, criando uma comédia dramática que certamente se tornará um clássico no futuro.

Geralmente os filmes que abordam o Holocausto trazem uma paleta de tons sóbrios e cores frias, já em Jojo Rabbit o colorido salta à tela, com uma fotografia repleta de cores quentes e vivas que inspira leveza. 

Em suma, Jojo Rabbit é um excelente filme de humor negro que satiriza o nazismo sem ofender as vítimas do Holocausto. No filme, Hitler é uma piada, algo que deveria ter sido na vida real, afinal, ninguém deveria ter levado a sério as loucuras daquele lunático sádico.

Ficha técnica  

Título original: Jojo Rabbit
Duração: 108 minutos
Gênero: Comédia, Drama, Guerra
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Nova Zelândia, Estados Unidos da América, República Tcheca
Ano de lançamento: 2019