A Cruz de Lorena (1943): fragmentos da Segunda Guerra Mundial - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, maio 24, 2023

A Cruz de Lorena (1943): fragmentos da Segunda Guerra Mundial

A Cruz de Lorena é um drama de guerra dirigido por Tay Garnett, de Fuga para a Liberdade (1945), O Destino Bate à Porta (1946) e A Pecadora (1940). O roteiro escrito por Michael Kanin, Ring Lardner Jr., Alexander Esway e Robert Andrews foi baseado no livro A Thousand Shall Fall, de Hans Habe, que conta suas experiências vividas em uma prisão militar alemã.

A Cruz de Lorena
Jean-Pierre Aumont e Gene Kelly em cena no filme "A Cruz de Lorena"

Sinopse - A história começa no início da Segunda Guerra Mundial, período que franceses de todas as partes do território se alistaram para lutar contra a ocupação nazista. Contudo, após serem derrotados pelos nazistas em 1940, o General Philippe Pétain assina um tratado de paz obrigando as tropas francesas a se rendem.

No entanto, os soldados franceses não são repatriados, sendo que um grupo deles é enviado para um presídio militar na Alemanha, próximo da fronteira com a França. A maioria dos prisioneiros resiste o máximo que pode, alguns, como Paul (Jean-Pierre Aumont), estão dispostos a passar um tempo em confinamento solitário e a serem espancados, enquanto outros, como Duval (Hume Cronyn), colaboram com seus colegas carcereiros para obter alguns privilégios.

Os prisioneiros encontram consolo em Sebastian (Sir Cedric Hardwicke), um padre que também estava no exército e que os aconselha sabiamente. Quando o prisioneiro Pierre (Wallace Ford) tenta fugir e é morto, o padre tenta ajudá-lo, mas também se torna alvo, revoltando com a situação, o prisioneiro Victor (Gene Kelly), também acaba sendo torturado pelos nazistas.

Por fim, Paul ajuda seus companheiros de prisão a fugir. Ao libertarem uma aldeia, Paul e Victor percebem que a luta é a única opção e está apenas começando, então eles se juntam à Resistência Francesa.

Mensagem eficaz

A Cruz de Lorena é um filme raro que foi produzido no auge da Segunda Guerra Mundial. E, assim como vários outros do gênero de guerra, foi usado para mostrar ao público americano como era a vida das pessoas na Europa ocupada pelos nazistas. 

O filme apresenta fatos verídicos do alemão Hans Habe, autor do livro que deu origem ao filme, que narra suas experiências de guerra contra sua antiga pátria em 1940, sendo capturado e levado para um campo de concentração, do qual conseguiu fugir. Vários atores alemães, austríacos, franceses e holandeses, que haviam fugido da Europa por causa da guerra, participaram do filme.

A Cruz de Lorena é um ótimo filme de guerra, pesado em diversos momentos, mas necessário para mostrar ao mundo daquela época e da nossa também, o quão terrível foi a Segunda Guerra Mundial. Embora seja um filme propaganda, sua mensagem é válida.

Ficha técnica

Título original: The Cross of Lorraine 
Duração: 90 minutos
Gênero: Guerra, Drama
Classificação indicativa: 14 nos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1943