Tangerines (2013): sobre a estupidez da guerra - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, maio 24, 2023

Tangerines (2013): sobre a estupidez da guerra

Tangerines é um drama de guerra dirigido e co-escrito por Zaza Urushadze junto de Artur Veeber e Tatjana Mülbeier.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Lembit Ulfsak e Elmo Nüganen em cena no filme "Tangerines"

Sinopse - O cineasta Georgiano Zaza Urushadze (que também escreveu o roteiro) nos faz viajar até 1992, onde após a queda do regime comunista, algumas pequenas regiões iniciaram iniciaram vários conflitos separatistas. Um desses conflitos foi na Abecásia, na costa leste do mar negro, uma região que sobreviveu a um conflito étnico implacável com várias ramificações geopolíticas.

Conhecemos Ivo (Lembit Ulfsak), um senhor com idade avançada, mas que possui grande sabedoria e sensibilidade. Ele ajuda Margus (Elmo Nüganen), seu único vizinho - todos já haviam abandonado suas casas. Os dois homens de descendência estoniana, passam seus dias produzindo caixotes de madeira para colher as tangerinas de Margus, assim ambos podem juntar fundos para a fugir dessa região.

A guerra não tarda a bater na porta de suas casas e dois soldados inimigos aparecem feridos. Um deles é o mercenário checheno Ahmed (Giorgi Nakashidze), o outro é o soldado georgiano Niko (Misha Meskhi). Sem outra alternativa, Ivo se vê obrigado a cuidar dos dois homens inimigos entre si.

Quando os dois únicos sobreviventes começam a melhorar dos ferimentos, ambos desejam vingança e, Ivo sabiamente, usa as palavras para convencê-los a não se enfrentarem.

Mostra a face real da guerra

Tangerines é um filme único, tocante e emocionante, e sem melodramas, mostra a face real de uma guerra. Não existe vilões, não existe heróis, apenas seres humanos lutando em lados opostos, onde as principais consequências recairá sobre eles mesmos. 

O diretor conseguiu humanizar os dois soldados rivais, que inicialmente eram incapazes de reconhecer qualquer direito de vida no inimigo. O vizinho Margus não quer abandonar as suas terras e pretende colher as tangerinas, mas o verdadeiro desejo dele é permanecer naquela região. E seu desejo é realizado.

O personagem mais marcante do filme, é sem dúvida, o sábio Ivo e seus sentimentos de solidariedade e humanidade. Ele poderia ignorar os soldados, mas sua índole não permite isso. Ivo escancara bem diante dos nossos olhos o exemplo de ser humano que todos nós deveríamos ser. O senhor idoso não é um sábio erudito, ele é um sábio devido a educação que recebeu durante toda sua vida.

Em suma, Tangerines é bem simples na sua concepção, mas grandioso na humanização dos personagens e não precisou se alongar demasiadamente para transmitir todas as mensagens que pretendia. E sem fazer uma única apelação, o desfecho é o grand finale arrebatador. Recomendo o filme para todos, pois preciosidades com essa são presentes que jamais devemos recusar, no caso, deixar de assisti.

Ficha técnica

Título original: Mandariinid
Duração: 87 minutos
Gênero: Guerra, Drama
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Geórgia, Estônia
Ano de lançamento: 2013