A Pequena Suíça (2019): comédia espanhola básica - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, maio 26, 2023

A Pequena Suíça (2019): comédia espanhola básica

A Pequena Suíça é um filme espanhol do gênero de comédia dirigido por Kepa Soho, que também assina o roteiro em parceria com Sonia Pacios.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Maggie Civantos em cena no filme "A Pequena Suíça"

Sinopse - A trama se passa no fictício vilarejo de Tellería, supostamente de origem Basca, mas nem um habitante fala o idioma Basco. Com mais de 700 anos de história, maior desejo dos moradores é serem aceitos pelo autônomo País Basco, mas a recusa do governa deixa todos frustrados.

Quando Gorka (Jon Plazaola), um ex-morador do vilarejo e sua colega Yolanda (Maggie Civantos), chegam à cidade, o inesperado acontece. Enquanto fotografa a igreja local, Yolanda cai acidentalmente no subsolo devido às obras inacabadas feitas pelo conhecido historiador e arqueólogo Peio (Karra Elejalde), ela então encontra o sepulcro medieval do filho de Guilherme Tell, herói lendário suíço.

Rapidamente, os moradores de Tellería começam a acreditar que pertencem a República Helvética, ou seja, a próspera Suíça. Inicia-se no vilarejo uma transição de costumes para que a região seja anexada à Suíça.

Tinha potencial para ser uma comédia melhor

A Pequena Suíça é uma comédia morna, mas que tinha potencial. A premissa inicialmente é original: uma sátira ao separatismo basco, mas ao longo da trama opta por uma comédia trivial, deixando de lado a crítica a que se propunha. Algumas situações são engraçadas e arrancam risos, mas infelizmente a maior parte do filme é sem graça.

Se fosse melhor desenvolvido, A Pequena Suíça poderia se parecer com uma screwball comedy, aquelas comédias malucas da década de 40, recheadas de situações inesperadas. Uma pena que tenha ficado apenas no básico.

Ficha técnica

Título original: La pequeña Suiza
Duração: 86 minutos
Gênero: Comédia
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Espanha
Ano de lançamento: 2019