Malícia (1973): sobre o despertar da puberdade - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, abril 11, 2023

Malícia (1973): sobre o despertar da puberdade

Malícia é um filme de comédia dirigido por Salvatore Samperi. O roteiro escrito por Samperi, Alessandro Parenzo e Ottavio Jemma é provocativo ao abordar relações incestuosas com humor.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Laura Antonelli e Alessandro Momo em cena no filme "Malícia"

Pouco depois do funeral da esposa, o então viúvo Ignazio (Turi Ferro) é surpreendido com uma jovem governanta contratada por sua falecida esposa para cuidar da casa. Ele imediatamente se apaixona por Angela (Laura Antonelli), a moça contratada. No entanto, seus dois filhos mais velhos também demonstram interesse nela.

Enquanto Antonio (Gianluigi Chirizzi) vê seus esforços sendo frustrados, o adolescente Nino (Alessandro Momo), de 14 anos de idade, se sobressai nas tentativas de conquistar a mulher. Através de chantagens maquiavélicas ele consegue realizar seus desejos mais secretos.

Uma comédia perversa 

Malícia é um filme que se diferencia das outras comédias eróticas italianas de sua época por não ser vulgar, mas está longe de ser uma comédia inofensiva. O roteiro aborda alguns tabus com engenhosidade, porém, a perversidade do adolescente transforma este filme em um drama sombrio, às vezes perturbador. As humilhações que a personagem Ângela sofre nas mãos do garoto não sou nada engraçadas. 

O filme tem seus momentos de humor, mas no geral Malícia é uma obra incômoda sobre o despertar da puberdade de um adolescente que possui um grave distúrbio de comportamento.

Ficha técnica

Título original: Malizia
Duração: 93 minutos
Gênero: Comédia, Drama, Romance
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Itália
Ano de lançamento: 1973