Abril Despedaçado (2001): drama brasileiro sobre decadência moral - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, abril 16, 2023

Abril Despedaçado (2001): drama brasileiro sobre decadência moral

Abril Despedaçado é um ótimo filme de drama dirigido por Walter Salles, que co-escreveu o roteiro junto de Karim Aïnouz e Sérgio Machado. O filme é uma adaptação do romance Prilli i Thyer de Ismail Kadare.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Rodrigo Santoro e Ravi Ramos Lacerda em cena no filme "Abril Despedaçado"

Sinopse - A trama se passa no sertão brasileiro de 1910. É nesse lugar que vive Tonho Breves (Rodrigo Santoro), um jovem cheio de sonhos e anseios. Sua família trava uma guerra com a família Ferreira por posses que se arrasta por gerações. 

Eles vivem na pratica a Lei do Talião: olho por olho, dente por dente, sangue por sangue. Uma camisa manchada de sangue balança com o vento. É a camisa de Inácio Breves que foi assassinado por um filho do clã Ferreira.

As mortes sucessivas de ambos os lados sugerem um ciclo que levará ao extermínio das duas famílias. A família Breves, após o assassinato de Inácio, passa a ser composta de apenas quatro pessoas: a mãe (Rita Assemany), o pai (José Dumont), Tonho e o menino (Ravi Ramos Lacerda).

Tonho vive uma grande dúvida, pois ao mesmo tempo que é impelido por seu pai para vingar a morte de seu irmão mais velho, sabe que caso se vingue será perseguido e terá pouco tempo de vida. Sua vida ficará partida em dois pedaços: os 20 anos que já viveu, e o pouco tempo que lhe restará para viver.

Angustiado pela perspectiva da morte e instigado pelo seu irmão menor, Tonho começa a questionar a lógica da violência e da tradição familiar. Os dois irmãos não têm nada a ver com o conflito que acabaram herdando de seus ancestrais, mas tudo indica que eles serão os continuadores desse ciclo de ódio entre as duas famílias. Entretanto, a passagem de dois artistas circenses pelo sertão, muitas coisas começam a mudar na vida de Tonho e de seu irmão caçula.

Uma tragédia anunciada   

Abril Despedaçado é um excelente filme do cinema nacional. O diretor Walter Salle retrata a vida triste e endurecida da população do sertão, mas sem deixar de lado a poesia. O lirismo da obra consegue tocar o espectador com diálogos secos e marcantes. É lindamente filmado e as atuações são primorosas, Rodrigo Santoro e Ravi Ramos Lacerda estão perfeitos em seus papéis, eles conseguem emocionar e deixar o espectador agoniado ao mesmo tempo. Impossível não se preocupar com seus destinos. 

O roteiro é adaptado de um livro escrito na Albânia e é incrível como os cenários nordestinos se encaixam perfeitamente na história. Ainda existe lugares onde impera outro tipo de lei, onde a vingança é planejada e a retaliação obedece regras. Tudo é ritualizado como um código da honra. O absurdo está instaurado na vida das pessoas e o ciclo de violência parece não ter fim. A decadência moral está impregnada nessas pessoas que preferirem derramar sangue em vez de resolver suas rivalidades no diálogo. Qualquer semelhança com a vida real não é mera coincidência.  

Não tenho dúvida que Abril Despedaçado é um filme da melhor qualidade, podendo perfeitamente estar entre os melhores filmes do cinema mundial. Conta uma história simples, poética e visceral, sendo um representante grandioso do cinema nacional que merece ser visto várias vezes. 

Ficha técnica

Título original: Abril Despedaçado
Duração: 105 minutos
Gênero: Drama, Nacional
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Brasil, França, Suíça
Ano de lançamento: 2001