Nada de Novo no Front (2022): sobre a inutilidade da guerra - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, abril 11, 2023

Nada de Novo no Front (2022): sobre a inutilidade da guerra

Nada de Novo no Front é um drama de guerra alemão dirigido por Edward Berger. O roteiro co-escrito por Berger junto de Lesley Paterson e Ian Stokell é uma adaptação do romance antiguerra Nothing New in the West, de Erich Maria Remarque, publicado em 1929. É a terceira adaptação do livro, a primeira foi Sem Novidade no Front (1930), seguido por Nada de Novo no Front (1979).

Dicas de Filmes Pela Scheila
Felix Kammerer em cena no filme "Nada de Novo no Front"

Sinopse - Conta a história de Paul Bäumer (Felix Kammerer), um garoto de 17 anos de idade que decide entrar para o serviço militar depois de ouvir os discursos patrióticos de seu professor. Ele compartilha com seus amigos Albert (Aaron Hilmer), Ludwig (Adrian Grünewald) e Frantz (Moritz Klaus) a euforia de se tornarem soldados.

Os garotos são enviados para as trincheiras, logo o entusiasmo deles é substituído pelo horror da guerra. Lá eles conhece Stanislaus Katczinsky (Albrecht Schuch), um soldado experiente que coloca Paul sob sua proteção. 

Depois de um intenso combate com soldados franceses, Paul é obrigado a remover as placas de identificação de seus companheiros mortos, ele fica em estado de choque quando reconhece Ludwig entre os mortos. Nesse momento ele percebe que fez a pior escolha de sua vida e que agora é impossível voltar atrás.

Um século passou e o mundo ainda não aprendeu a lição

Nada de Novo no Front é um ótimo drama de guerra, porém deprimente. Terminei de assistir com um nó na garganta sufocante, uma sensação de tristeza me dominou enquanto na minha mente ecoava um pensamento sobre a inutilidade da guerra. Ver o entusiasmos daqueles jovens (meninos ainda) ser rapidamente substituído por uma realidade brutal, é no mínimo dilacerante. 

O personagem Paul carrega uma ingenuidade que despertou minha empatia. Sim, eu senti empatia pelos soldados alemães porque antes de sua nacionalidade eles eram humanos, cheios de sonhos igual a qualquer um de nós. Nada de Novo no Front humaniza os soldados alemães. É triste constatar que a ilusão juvenil ceifou a vida de milhões de jovens nas trincheiras durante a Primeira Guerra Mundial. Aliás, continuará ceifando vidas enquanto existir guerras nesse planeta. 

A parte técnica é da melhor qualidade. O designer de som é perfeito, o som dos tiros, das bombas, dos gritos de pavor antes da morte, tudo muito realista. Visualmente também é impactante, os cenários retratam com realismo alguns dos horrores da Primeira Guerra Mundial. Nada de Novo no Front é sangrento, a violência gráfica está por todo lado. Em alguns momentos choca, noutros provoca comoção, mas o filme nunca se afasta da sua mensagem antiguerra. 

Por mais que seja um filme carregado de energias pesadas, recomendo Nada de Novo no Front para todos os públicos. Acho importante que as pessoas vejam o quão inútil é a guerra e, talvez assim constatem que não existe causas nobres, nem vitoriosos. Numa guerra todos são perdedores.

Ficha técnica

Título original: Im Westen nichts Neues
Duração: 148 minutos
Gênero: Guerra, Drama, Ação
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2022