Trama Internacional (2009): um conto de espionagem corporativa - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, abril 10, 2023

Trama Internacional (2009): um conto de espionagem corporativa

Trama Internacional é um thriller de espionagem dirigido por Tom Tykwer, que dirigiu também Triângulo Amoroso (2010), Perfume - A História de um Assassino (2006) e Corra Lola, Corra (1998). O roteiro foi escrito por Eric Warren Singer.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Clive Owen e Naomi Watts em cena no filme "Trama Internacional"

Sinopse - A trama gira em tono do agente da Interpol Louis Sallinger (Clive Owen), ele investiga uma grande corporação financeira e conta com a colaboração da promotora de justiça Eleonora (Naomi Watts). Os dois investigam as ações de um banco sediado em Luxemburgo. A corporação investigada é responsável por fornecer armas para países em conflito a fim de assumir total controle de todas as dívidas ocasionadas pela guerra.

Pressionados por seus superiores, Sallinge e Eleonora viajam para vários países em busca de evidências e testemunhas que possam dar um fim na organização.  Para desmascarar o banqueiro Ulrich Thonsem (Jonas Skarssen), Sallinger e Eleonora viajam para Berlim, Lyon, Milão, Nova York e Istambul, pois as ramificações da corporação estão espalhadas pelo mundo. 

Entretanto, por se tornarem uma grande ameaça para os principais executivos do banco, o casal fica na mira de pessoas perigosas que não medirão esforços para calá-los. 

Thriller de espionagem eficiente

Trama Internacional é um bom filme de espionagem corporativa. Assisti sem expectativas e acabei surpreendida. O filme é lindamente filmado em locações charmosas e paradisíacas. Tem um elenco competente que entrega ótimas performances. O roteiro é complexo, repleto de conspirações e complicações, mas não é confuso. Retrata de uma maneira fácil de entender como é o mundo de pessoas vis, gente desprezível capaz de tudo para continuar usufruindo dos luxos que o dinheiro sujo lhes proporciona. 

Embora Trama Internacional faça parte de um gênero que não tenho muita afinidade, eu gostei do filme, é intrigante, instigante, tenso na medida certa e com ótimas sequências de ação. 

Ficha técnica

Título original: The International
Duração: 118 minutos
Gênero: Suspense, Policial, Ação, Drama
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América, Reino Unido, Alemanha, França
Ano de lançamento: 2009