Preciosa - Uma História de Esperança (2009): nunca deixe de sonhar - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, março 27, 2023

Preciosa - Uma História de Esperança (2009): nunca deixe de sonhar

Preciosa - Uma História de Esperança é um drama poderoso do diretor Lee Daniels. O roteiro escrito por Geoffrey Fletcher é uma adaptação do romance Push de Sapphire, publicado em 1996.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Gabourey Sidibe em cena no filme "Preciosa - Uma História de Esperança"

Sinopse - A história se passa em 1987, no bairro de Harlen, em Nova York . Conhecemos Claricee "Preciosa" Jones (Gabourey Sidibe), uma adolescente de 16 anos de idade que sofre privações e também humilhações. Diariamente ela enfrenta preconceitos por ser pobre, negra e obesa. Como não bastasse todo esse sofrimento, Preciosa sofria abusos sexuais do próprio pai (Rodney Jackson), que resultou em uma filha com Síndrome de Down e uma nova gravidez.

Em casa, Preciosa sofre com as agressões físicas e psicológicas vindas de sua mãe Mari (Mo'Nique), diante disso, a garota vive irritada e se envolve constantemente em brigas no colégio. A filha de Preciosa mora com sua avó, sua mãe tem ódio da menina, mas a usa para receber benefícios da Assistência Social.

Quando Preciosa engravida do seu segundo filho, ela é expulsa do colégio. Entretanto, a diretora, a Sra. Lichtenstein (Nealla Gordon) fica comovida com a situação da garota e consegue uma escola alternativa para ela. Na nova escola, Preciosa conhece pessoas especiais que vão mostrando a ela que o amor existe e que ela pode ser amada. Além de receber ajuda da Sra. Weiss (Mariah Carey), uma pessoa adorável. Quando tudo parecia melhorar, ela descobre algo sobre sua condição de saúde que afetará completamente a sua vida.

Uma história de abusos e também de esperança

Preciosa - Uma História de Esperança é um filme triste, amargo, que causa incômodo e revolta. Terminei de ver com o coração dilacerado por saber que a obra só retrata a realidade de muitas adolescentes ao redor do mundo, meninas que sofrem constantemente abusos sexuais, psicológicos e físicos dentro da sua própria família. De pessoas que deveriam protegê-las dos perigos.

Porém, Preciosa - Uma História de Esperança também é um filme encorajador, uma verdadeira lição de vida para todos, mostra que apesar de todas as dificuldades que a Preciosa enfrentava, ela jamais deixou de sonhar e acreditar em um futuro melhor para ela e para seus filhos. Quanto mais a vida batia nela, mais força ela tinha para enfrentar os obstáculos.

Preciosa - Uma História de Esperança também tem um elenco poderoso, todos entregam performances crives. Gabourey Sidibe brilha em como Preciosa, há tanta veracidade em sua atuação que é impossível não ficar comovido nas cenas que ela participa. Mo'Nique também está ótima como a mãe abusadora. Sua amargura diante da vida despertou em mim raiva e pena, pessoas assim não vivem, apenas vagam pela Terra.

Preciosa - Uma História de Esperança é um excelente drama que mostra a realidade, bruta, nua e crua de muitas adolescentes que vivem à margem da sociedade, meninas sofridas que, assim como Preciosa nunca perdem a esperança de um futuro onde possam viver sem medos, nem traumas. 

Ficha técnica

Título original: Precious: Based on the Novel Push by Sapphire
Duração: 110 minutos
Gênero: Drama
Classificação: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2009