Caçadores de Tróia (2007): uma aventura épica - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, março 26, 2023

Caçadores de Tróia (2007): uma aventura épica

Caçadores de Tróia é um filme de aventura dirigido por Dror Zahavi. O roteiro de Don Bohlinger é baseado em uma história verídica de um arqueólogo alemão que conseguiu localizar as ruínas da cidade de Tróia.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Heino Ferch e Mélanie Doutey em cena no filme "Caçadores de Tróia"

Sinopse - A trama se passa em 1868 e gira em torno do arqueólogo Heinrich Schlieman (Heino Ferch), um rico empresário e habilidoso na arte de localizar ruínas histórias. Quando adulto decide tornar realidade seu sonho de infância; encontrar a cidade mística de Tróia.

Em meio a essa aventura ele se casa com Sophia Engastromenos (Mélanie Doutey), uma jovem grega que foi prometida a Schlieman muitos anos antes. A garota é obrigada a deixar para trás um rapaz por quem estava apaixonada para se casar com um homem bem mais velho, mesmo assim ela jura amor eterno ao seu amado.

Depois do casamento, Schlieman contrata algumas pessoas para ajudar nas escavações, além é claro de sua esposa Sophia, que o acompanha nessa aventura. Entretanto, o arqueólogo precisa obter permissão para escavar em terras da turca, ele então pede ajuda ao Unificador da Alemanha.

Durante as escavações, Schlieman, Sophia e seus ajudantes enfrentam diversos perigos, inclusive o risco de acabarem soterrados. A proximidade e a cumplicidade com seu marido faz Sophia enxergá-lo com outro olhar. Enquanto isso, surgem os primeiros indícios de uma cidade soterrada no local onde estão sendo feitas as escavações. Será que a lendária Tróia ressurge depois de 3 mil anos soterrada?

Quando o sonho vira realidade

Caçadores de Tróia é um filme pouco conhecido do público, mas nem por isso é menos interessante. Acompanhar a história do arqueólogo que dedicou sua vida buscando indícios de Tróia é no mínimo divertida. Heinrich Schlieman se tornou o arqueólogo mais conhecido do mundo justamente por ter seu nome associado a Tróia. 

O filme é longo, são 3 horas de duração, mas não é cansativo, pelo menos eu não achei. O roteiro mistura a vida profissional com a vida pessoal de Schlieman. É interessante ver como o conturbado relacionamento inicial com sua jovem esposa grega oriundo de um casamento arranjado se transforma em uma relação de cumplicidade e respeito, onde ambos se ajudam. Talvez, sem a ajuda de Sophia, o arqueólogo não teria conseguido seus feitos. Fica a dúvida.

Caçadores de Tróia é lindamente filmado, com cenários são convidativos e figurinos que nos remetem à época dos acontecimentos. As atuações são boas, o elenco tem carisma e entrega ótimas performances. Em relação ao desfecho, a admiração que construí por Schlieman no decorrer do filme acabou virando frustração. Depois de assistir fui pesquisar sobre a vida dele e só comprovei que ele partiu para o lado pirata (no sentido exato da palavra). Eu realmente fiquei decepcionada com suas decisões. 

Por fim, Caçadores de Tróia é um épico alemão relevante que apesar das falhas consegue manter o espectador atento na história contada. É um filme que recomendo, seja por curiosidade ou passatempo.

Ficha técnica

Título original: Der Geheimnisvolle Schatz von Troja
Duração: 180 minutos
Gênero: Aventura, Romance, Drama
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Alemanha
Ano de lançamento: 2007