A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999): um conto gótico - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, abril 01, 2023

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999): um conto gótico

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça é um filme de terror gótico dirigido por Tim Burton. O roteiro foi escrito por André Kevin Walker e é uma adaptação do conto The Legend of Sleepy Hollow escrito por Washington Irving e publicado em 1820.

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
Johnny Depp e Christina Ricci em cena no filme "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça"

Sinopse - A trama se passa no ano de 1799. O investigador Ichabod Crane (Johnny Depp) recebe algumas advertências de seus superiores por usar métodos científicos e é enviado para o vilarejo de Sleepy Hollow. Um lugar isolado que está sendo aterrorizado por crimes brutais. Cabe ao excêntrico Crane desvendar quem é o criminoso, para isso ele utiliza apetrechos esquisitos que chama a atenção dos moradores.

Chegando no vilarejo, Crane começa a interrogar os moradores e descobre que todos acreditam que o assassino é um fantasma de um terrível guerreiro conhecido por Cavaleiro Hesseno (Christopher Walker). O investigador não acredita no sobrenatural, mas fica um pouco perturbado. Estranhamente ele começa a ter pesadelos com sua mãe, que no passado foi torturada na "Donzela de Ferro", uma máquina de tortura medieval.

Hospedado na mansão de Baltus Van Tassel (Michael Gambon) e sua segunda esposa, Lady Van Tassel (Miranda Richardson), ele também conhece Katrina Van Tassel (Christina Ricci), filha do primeiro casamento de Baltus. Outro crime ocorre deixando todos alarmados.

Crane e seu ajudante Jonathan Masbath (Mark Spalding), fazem a exumação das vítimas. Enquanto isso, mais moradores são vítimas dos assassino. Intrigada, Katrina encontra o túmulo do "cavaleiro sem cabeça" e descobre algo que poderá solucionar os crimes. No entanto, a constatação dela coloca o investigador Crane diante de fatos sombrios, direcionando suas investigações para o mundo sobrenatural.

Terror atmosférico elegante

A Lenda do Cavaleiro Sem-Cabeça não é propriamente um filme de terror, tem seus momentos assustadores, mas o filme é na verdade um suspense da melhor qualidade. A sensação de incerteza permeia toda a obra, auxiliado por uma atmosfera sombria que eleva a tensão a cada nova cena. 

O diretor Tim Burton criou um filme elegantemente sinistro, os cenários enevoados nos remetem aos contos de fadas, onde a magia e o mistério caminham de mãos dadas. Os figurinos caprichados ajudam a fortalecer a estética fantasiosa criada por Burton. Há alguns momentos violentos. Os assassinatos são sangrentos, mas nada exagerado ou perturbador. 

A escolha do elenco foi um dos grandes acertos do filme. Todos entregam grandes performances, com destaque para Johnny Depp como o excêntrico investigador Ichabod Crane, Christina Ricci como a melancólica Karina e Christopher Walker como a insana criatura fantasmagórica que causa calafrios toda vez que aparece em cena.

Por fim, A Lenda do Cavaleiro Sem-Cabeça é um dos melhores filmes de Tim Burton. Uma mistura perfeita de terror sobrenatural, mistério, investigação policial, pequenas doses de romance, algumas pitadas de comédia e um desfecho bizarro, que não deixa de ser surpreendente. 

"A maldade possui várias máscaras, mas nenhuma é tão perigosa quanto a máscara da virtude."

Ficha técnica

Título original: Sleepy Hollow
Duração: 105 minutos
Gênero: Terror, Mistério, Drama, Fantasia
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1999