terça-feira, março 28, 2023
Corra Lola, Corra (1998): um filme de tirar o fôlego
Corra Lola, Corra é um suspense policial alemão escrito e dirigido por Tom Tykwer, que dirigiu A Viagem (2012), Perfume: A História de um Assassino (2006), entre outros sucessos.
Franka Potente em cena no filme "Corra Lola, Corra" |
Sinopse - A história é contada de três maneiras diferentes. Manni (Moritz Bleibtreu) esquece no metrô uma sacola com 100 mil marcos que pertence a uma perigosa quadrilha. Ele fica desesperado porque só tem 20 minutos para recuperar o dinheiro e entregar para seu chefe. Telefona para Lola (Franka Potente), sua namorada, relatando tudo que poderá acontecer se não entregar o dinheiro a tempo.
Lola fica receosa com o destino de seu namorado e encontra uma única solução, pedir dinheiro ao seu pai Vater (Herbert Knaup) que é presidente de um grande banco. Para conseguir o dinheiro, Lola inicia uma corrida frenética pelas ruas de Berlim.
A partir daí acompanhamos três possíveis finais para a história. É como se Lola fosse um personagem de videogame e tivesse três vidas para cumprir uma missão. Quando uma história termina, outra começa em seguida com os mesmos personagens, mas são os detalhes que farão toda a diferença no desfecho de cada segmento.
Obra-prima frenética do cinema
Corra Lola, Corra é um dos filmes mais divertidos que assisti na vida. O enredo é completamente diferente de tudo que já havia visto, totalmente envolvente e bastante estiloso. O filme é curto, são 81 minutos de pura adrenalina, onde a heroína icônica Lola tenta de todas as maneiras possíveis (e impossíveis) salvar seu amado de um destino trágico.É como se fosse um espiral e a cada volta lá está Lola, sofrendo um constante aprimoramento através dos seus próprios erros e acertos, entre uma corrida e outra, como se ela fosse a única pessoa no mundo que pudesse salvar a situação. A trilha sonora no estilo techno é perfeita para acompanhar Lola nas suas loucas corridas pela cidade.
Dirigido com precisão e atuado com maestria, Corra Lola, Corra é sem dúvida um dos filmes mais legais de todos os tempos. A história tem um poder hipnotizante de nos colocar ao lado de Lola e induz nosso cérebro a correr freneticamente como se tivéssemos dentro do filme e fôssemos responsáveis pela salvação ou destruição de alguém. A mensagem que fica no ar é que nossos erros e acertos, por menores que sejam, tem o poder de alterar o destino das pessoas de nosso convívio.
Ficha técnica
Título original: Lola RenntDuração: 81 minutos
Gênero: Policial, Suspense, Ação
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Alemanha
Ano de lançamento: 1998