Os Sonhadores (2003): um encontro entre poesia e cinema - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, março 25, 2023

Os Sonhadores (2003): um encontro entre poesia e cinema

Os Sonhadores é um filme de drama romântico dirigido por Bernardo Bertolucci, que dirigiu o polêmico Último Tango em Paris (1972). O roteiro foi escrito por Gilbert Adair baseado no romance The Holy Innocents, de sua autoria, publicado em 2003.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Michael Pitt, Eva Green e Louis Garrel em cena no filme "Os Sonhadores"

Sinopse - O ano é 1968, as ruas de Paris estão tomadas por movimentos políticos e culturais. Mathew (Michael Pitt) é um jovem norte-americano que está na França fazendo intercâmbio. Ele é um cinéfilo completamente apaixonado por cinema. 

Certo dia ele conhece os irmãos gêmeos, Isabelle (Eva Green) e Theo (Louis Garrel). Os três tem em comum a paixão pelo cinema clássico. A amizade cresce e Matthew é convidado para morar no apartamento dos irmãos, eles moram sozinhos na cidade porque seus pais residem em uma propriedade no interior da França.

Nos primeiros dias de sua nova casa,  Mathhew percebe uma intimidade no mínimo estranha entre os irmãos franceses. Além dos jogos psicológicos sobre cinema, a algo mais forte que deixa o jovem americano intrigado. E, apesar de impactado, Mathhew começa a sentir atração pelo mundo estranho que os irmãos vivem e em pouco tempo passam a vivenciar uma paixão mútua. 

Os três jovens ficam completamente isolados do mundo, chegando até a faltar alimentos no apartamento. No entanto, de uma hora para outra eles percebem que existia um mundo real além daquele apartamento e que os franceses estavam lutando por um país melhor.

Poeticamente desafiador

Os Sonhadores é um bom filme. Mais poético que complexo. O tema retratado é delicado, mas o estranhamento é apenas inicial, em poucos minutos já estamos fascinados pela história narrada. Não acho que seja um filme apelativo, há sim algumas cenas de nudez, porém, são cenas com um proposito maior que apenas chocar o público. O segredo é assistir com a mente aberta. 

O enredo de Os Sonhadores é desafiador e esfrega na nossa cara a diferenciação da realidade e fantasia, do proibido e permitido. Assim como os personagens, a maioria das pessoas vivem entre o real e o fictício. O cinema é um sonho e todos que amam cinema vivem no cotidiano a duplicidade entre realidade e fantasia, entre cumprir regras ou desafiar os limites do aceitável.

Os Sonhadores é um filme para os pensantes, os revolucionários e os sonhadores. É uma carta de amor ao cinema antigo escrita em forma de poesia. 

Ficha técnica

Título original: The Dreamers
Duração: 115 minutos
Gênero: Drama, Romance
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: França, Itália, Reino Unido, Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2003