Água para Elefantes (2011): a tristeza por trás dos picadeiros - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, março 25, 2023

Água para Elefantes (2011): a tristeza por trás dos picadeiros

Água para Elefantes é um drama romântico escrito e dirigido por Francis Lawrence. Foi inspirado no livro homônimo de Sara Gruen

Dicas de Filmes Pela Scheila
Robert Pattinson e Reese Whiterspoon em cena no filme "Água para Elefantes"

Sinopse - A história se passa em 1931, sendo narrada pelo protagonista Jacob Jankowski (Hal Holbrook), um senhor com mais de 90 anos de idade que relembra fatos de sua juventude. Quando era jovem, Jacob (Robert Pattinson) perde seus pais de maneira trágica e decide abandonar o curso de veterinária para trabalhar, sua situação financeira não estava das melhores.

Sem um rumo para sua vida, ele embarca em um trem, mas esse trem era uma caravana de um grande circo. Devido seu conhecimento em relação aos animais, ele logo se torna o responsável por todos os animais do circo.

Por trás da magia do picadeiro, Jacob se depara com a brutalidade dos homens em relação aos animais.  Ele também conhece Malena (Reese Whiterspoon), um bela mulher que é a principal atração do circo. Ela é casada com August (Christoph Waltz), um homem violento e arrogante que é o dono do circo chamado de "O Maior Espetáculo da Terra".

Um forte sentimento surge entre Jacob e Malena e logo eles se veem envolvidos em um relacionamento proibido, mas ela teme a violência do marido. O amor entre eles fica ainda maior quando chega ao circo a elefanta Rossie, que protagoniza algumas das cenas mais comoventes do filme.

O maior espetáculo da terra nunca foi espetacular

Não há encanto no circo, a mágica dos espetáculos ficam apenas na frente do público, nos bastidores há crueldades, mortes, violência e maus-tratos praticados contra os animais. As injustas agressões que Rossie sofria são de cortar o coração.

Apesar dos momentos de tensão e violências, Água para Elefantes superou minhas expectativas. Estava esperando um romance água com açúcar" e recebi um melodrama altamente encantador. O fascínio do filme está nos personagens, com seus sentimentos reais e tocantes Há tanto amor entre Jacob e Malena que ficamos aflitos e receosos, torcendo a todo momento para que eles consigam encontrar uma solução para viver essa linda história de amor. 

O diretor Francis Lawrence é conhecido por ótimos trabalho, entre eles estão Constantine (2005), Eu Sou a Lenda (2007), Operação Red Sparrow (2018) e a trilogia Jogos Vorazes. Em Água para Elefantes o cineasta conseguiu transportar do livro para a tela todas as nuances do romance proibido e também mostra sem filtro as maldades que aconteciam por trás dos picadeiros. 

Água para Elefantes é lindamente filmado e atuado com competência. Os personagens são complexos, especialmente o trio principal. Christoph Waltz interpreta um homem escroto, fazendo com que sintamos os piores sentimentos em relação a ele. Reese Whiterspoon está ótima como uma sobrevivente vivendo em um casamento de aparências. Mas o filme é todo de Robert Pattinson, ele brilha como Jacob, um homem discreto que nutre uma paixão avassaladora por uma mulher casada, sua dedicação com os animais desperta em nós os melhores sentimentos.

Embora seja pouco conhecido do público, Água para Elefantes é um excelente filme. Amei cada página quando li e amei essa adaptação, realmente faz jus ao livro. Recomendo sem ressalva, é uma obra hipnotizante.

Ficha técnica

Título original: Water For Elephants
Duração: 124 minutos
Gênero: Drama, Romance
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2011