Testemunha de Acusação (1957): melhor adaptação de Agatha Christie - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, fevereiro 02, 2023

Testemunha de Acusação (1957): melhor adaptação de Agatha Christie

Considerado um dos melhores filmes de tribunal já feitos, Testemunha de Acusação é também uma obra-prima do diretor Billy Wilder. O roteiro co-escrito por Wilder junto com Harry Kurnitz é uma adaptação de um conto da rainha do crime, Agatha Christie

Dicas de Filmes Pela Scheilaristie
Marlene Dietrich e Charles Laughton em cena no filme "Testemunha de Acusação"

Sinopse - Somos apresentados a Sir Wilfrid Robarts (Charles Laughton), um renomado advogado conhecido pela sua capacidade em ganhar casos considerados impossíveis. Em virtude de problemas de saúde ele esta terminantemente proibido de aceitar casos criminais que provoquem fortes emoções.

Vigiado constantemente pela enfermeira Plimsoll (Elsa Lanchester), ele decide que irá levar uma vida mais tranquila, ficando longe dos tribunais. Mas quando o carismático Leonard Vole (Tyrone Power) o procura, apresentando ao experiente jurista uma situação desafiadora, na qual Vole se encontra na posição de principal suspeito de um assassinato em que seu único álibi é sua esposa.

Vole relata que, nos últimos meses, vinha encontrando frequentemente uma senhora viúva e rica, Emily French (Norma Varden), e que desenvolveram uma forte amizade. Quando a idosa é encontrada morta em sua casa, vítima de um crime, ele se torna o principal suspeito. O homem afirma que não teria motivos para cometer o crime, entretanto, uma herança surge inesperadamente, complicando ainda mais sua vida.

Sem pensar duas vezes, Sir Wilfrid rejeita o caso devido as restrições médicas e o passa para seu colega de confiança Brogan Moore (John Willians). Mas, eis que entra em cena a ardilosa esposa de Vole, Christine (Marlene Dietrich), e consegue cativá-lo, fazendo com que posteriormente ele aceite o caso.

A partir desse ponto, a trama se concentra no julgamento do caso, repleto de discussões ácidas entre defesa e promotoria. Uma série reviravoltas vão se manifestar ao longo de toda a narrativa, culminando em um dos finais mais surpreendentes da história do cinema.

A melhor adaptação de Agatha Christie já feita

Impecável, é o melhor adjetivo para descrever Testemunha de Acusação. Já assisti centenas de filmes com reviravoltas surpreendentes, mas nenhum outro filme conseguiu despertar em mim tantas sensações e emoções como este, terminei de assisti-lo com a certeza de que fui enganada durante os 116 minutos, e não fiquei chateada por isso, fiquei feliz por ter tido a oportunidade de assistir um dos maiores filmes de tribunal de todos os tempos. 

Uma curiosidade interessante sobre o filme é que enquanto estava em exibição nos cinemas, funcionários distribuíam as pessoas que iam ver o filme uma carta, na qual estava escrito "eu juro solenemente não contar o final de Testemunha de Acusação para quem ainda não o viu", a publicidade do cartaz que fazia o mesmo apelo, tamanha a quantidade de reviravoltas que o roteiro reserva nos seus quinze minutos finais. Portanto, se você já viu, em hipótese alguma deve revelar o desfecho para aqueles que ainda não assistiram.

Testemunha de Acusação é um filme soberbo. A fotografia preto e branco é um charme à parte, sombria e elegante ao mesmo tempo. Os diálogos inteligentes e ácidos prendem o espectador dentro da história o tempo todo. A direção é espetacular, marco registrado de Billy Wilder, cineasta consagrado que possui em seu currículo clássicos inesquecíveis. 

O roteiro bem estruturado só poderia ter sido originado da mente genial da escritora inglesa Agatha Christie, teve alguns pontos acrescentados pelo diretor, mas nada que foge da concepção original. O elenco é formidável, vemos atuações dignas dos maiores prêmios que e merecem serem sempre lembradas pelo público. E o desfecho, que final inimaginável...

Ficha técnica

Título original: Witness for the Prosecution
Duração: 116 minutos
Gênero: Policial, Mistério, Drama, Suspense, Clássico
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1957