Sobre Meninos e Lobos (2003): feridas não curadas sangram - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, fevereiro 01, 2023

Sobre Meninos e Lobos (2003): feridas não curadas sangram

Uma tragédia coloca em risco uma amizade de longa data em Sobre Meninos e Lobos, um excelente thriller policial do diretor Clint Eastwood. O roteiro escrito por Brian Helgeland foi baseado no livro de mesmo nome de Dennis Lehane.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Sean Penn e Emmy Rossum em cena no filme "Sobre Meninos e Lobos"

Sinopse - O filme começa com três adolescentes jogando hockey numa rua próxima das instalações portuárias no Rio Mystic, em Boston. Logo depois um dos garotos ser sequestrado por um homem que alegava ser da polícia. O menino é mantido no porão de uma casa abandonada por quatro dias.

Passados 25 anos, os três garotos, agora adultos, se distanciaram. Jimmy Markum (Sean Penn) tem um mini-mercado, mas também trabalha com atividades ilícitas. No passado esteve preso e carrega uma grande culpa que o tortura diariamente. Ele é casado com Annabeth (Laura Linney) tem três filhas, duas do atual casamento e Katie Markum (Emmy Rossum), do primeiro casamento, que é sua filha preferida.

Dave Boyle (Tim Robbins) é casado Celeste (Marcia Gay Harden), prima de Annabeth. O casal tem um filho. Aparentemente são felizes, no entanto, Dave tem ataques frequentes de mau humor e depressão. Resquícios do trauma sofrido no passado, ele é o garoto sequestrado.

Sean Devine (Kevin Bacon) tornou-se um detetive de homicídios que faz a ronda na área do Rio Mystic, juntamente com seu companheiro Whitey Powers (Laurence Fishburne). Ele é casado, mas sua esposa o abandonou, mesmo assim, o detetive ainda tem esperança de reatar o relacionamento.

Uma tragédia reaproxima os três amigos. Katie, a filha adolescente de Jimmy, é brutalmente assassinada. Devine e Powers são encarregados de investigar o caso. Todas as suspeitas caem em Dave, porém Devine acredita que seu amigo de infância é inocente. Por outro lado, Jimmy quer ver o criminoso atrás das grades, o mais rápido possível.

A amizade já não existe, mas o reencontro dos amigos de infância abre feridas que a muito tempo estavam fechadas. Segredos começam a ser desvendados, numa sucessão de fatos intensos e emocionantes, transformando a vida dos três para sempre.

Instigante thriller sobre amizades desfeitas

Sobre Meninos e Lobos é um filme espetacular, um thriller policial tenso e envolvente, a história nos prende dentro da trama do inicio ao fim. O roteiro muito bem feito gira em torno das amizades desfeitas e das decisões tomadas no calor da emoção. Recheado de cenas marcantes, este está bem longe de ser um filme esquecível, pelo menos pra mim, pois jamais vou esquecer o quão tensa fiquei o filme todo.

Sou fã de Clint Eastwood, estando na frente das telas ou atrás das câmeras, ele é só talento. O elenco também é outro fator que contribuiu para o sucesso da obra, o trio de protagonistas está excelente, só interpretações de alto nível. A fotografia também merece destaque, a paleta de cores em tons de azul e cinza contribuem com a tensão que a obra gera no espectador.

Sobre Meninos e Lobos é um filme intenso que propõe reflexões a todo instante. Nenhum personagem é mau, apenas fizeram escolhas erradas. A cada revisada surgem novos pontos de vista, tornando-se assim prazeroso assistir várias vezes. Porém, não é um filme indicado para todos os públicos, a história é forte, traz para junto do espectador uma realidade nua e crua sem nenhum floreio. Mostra como traumas da infância podem estar onipresentes no dia a dia e definir o futuro

Ficha técnica

Título original: Mystic River
Duração: 138 minutos
Gênero: Drama, Policial, Suspense, Mistério
Classificação etária: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2003