Ou Tudo, Ou Nada (1997): sobre vencer desafios - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, fevereiro 02, 2023

Ou Tudo, Ou Nada (1997): sobre vencer desafios

Desempregados e desesperados por dinheiro, um grupo de amigos decide montar um show nada convencional em Ou Tudo, Ou Nada, comédia dramática britânica do diretor Peter Cattaneo e roteiro de Simon Beaufoy.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Robert Carlyle, Mark Addy e Steve Huison em cena no filme "Ou Tudo, Ou Nada"

Sinopse - A trama se passa em Sheffield, Inglaterra, outrora conhecida pela Cidade do Aço. Gaz (Robert Carlyle) e Dave (Mark Addy) estão tentando roubar uma peça de ferro na siderúrgica abandonada, onde eles haviam trabalharam durante anos. Com eles está Nathan (William Snape), o filho único de Gaz.

Gaz está enfrentando sérios problemas. Sua ex-mulher, mãe do garoto, Mandy (Emily Woof), está na justiça pedindo a custódia exclusiva de Nathan, a não ser que o ex-marido pague 700 libras de pensão. Valor inatingível para ele que está desempregado.

Em função disso, é proibido de ver o filho que tanto ama. No entanto, arrumar emprego não é coisa fácil onde Gaz vive. Assim, ele e Dave passam os dias jogando baralho em uma agência de empregos. Lá convivem com Gerald (Tom Wilkinson), que na antiga fábrica, era chefe deles e agora também está desempregado.

Certo dia, Gaz vê passar pela cidade um grupo de strippers masculinos que leva as mulheres do lugar à loucura. Ele então tem a ideia montar um "Clube de Mulheres" com alguns amigos, apenas por uma noite. Para isso, Gaz, David, Gerald, Lomper (Steve Huison), Horse (Paul Barber) e Guy ( Hugo Speer) passam a se dedicar exclusivamente a dança. 

A ideia inicial era a dança sensual, porém, ao serem motivo de piadas, Gaz, diz que com eles será diferente. A partir daí, a história passa a girar em torno das relações entre estes seis homens cujas vidas são entrelaçadas pela vontade comum de abandonar o desemprego. 

 Criatividade para driblar o desemprego

Não tenho dúvidas que Ou Tudo, Ou Nada foi a comédia mais triste que já assisti. Dei boas gargalhadas, mas também não consegui segurar as lágrimas. O filme consegue ser ao mesmo tempo, leve e pesado ao abordar dramas sérios de uma maneira bem-humorada. Os ensaios do grupo são hilários, além disso é uma obra inteligente e bastante sensível. Em nenhum momento é apelativo, pode assistir sem receio. 

O filme também mostra um problema sério e bem comum em nossa sociedade, o desemprego. Ficar sem emprego talvez seja o fantasma que mais assusta as pessoas nos dias atuais. Teu mundo desmorona quando a palavra "demissão" é pronunciada pelo patrão, passado o susto vem o desespero, a insegurança e os medos. Ou Tudo, Ou Nada aborda os dilemas que os desempregados enfrentam, mas de uma maneira descontraída e também mostra que sempre há possibilidades de reverter a situação. Sempre haverá uma saída, uma luz no fim do túnel.

No geral, Ou Tudo, Ou Nada é um filme que te fará rir, chorar e se encantar por aqueles personagens atrapalhados e carismáticos, que venceram seus medos, agarraram oportunidades e brilharam. 

Ficha técnica

Título original: The Full Monty
Duração: 91 minutos
Gênero: Comédia, Drama
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Reino Unido, Itália, Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1997