Os Banshees de Inisherin (2022): sobre a ruptura de uma amizade - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, fevereiro 21, 2023

Os Banshees de Inisherin (2022): sobre a ruptura de uma amizade

Os Banshees de Inisherin é um filme de comédia dramática escrito e dirigido por Martin McDonagh, de Três Anúncios Para um Crime (2017), Sete Psicopatas e um Shih Tzu (2012) e Na Mira do Chefe (2008).

Dicas de Filmes Pela Scheila
Colin Farrell e Brendan Gleeson em cena no filme "Os Banshees de Inisherin"

Sinopse -  Ambientado na Irlanda de 1923. A história se passa na pacata ilha de Inisherin que ainda não foi atingida pela guerra civil que atinge o país. Acompanhamos a estranha história de Colm Doherty (Brendan Gleeson) e seu amigo Pádraic Súilleabháin (Colin Farrell). Colm é músico enquanto Pádraic trabalha na agricultura junto com sua irmã Siobhán Súilleabháin (Kerry Condon).

Certo dia Colm surpreende Pádraic ao afirmar que não quer mais sua amizade, rompendo abruptamente os laços que ligava os dois. Pádraic fica desolado por perder seu melhor amigo, sua vida se desestabiliza. Ele passa os dias tentando entender os motivos que levaram Coln a tomar essa decisão.  Coln fica incomodado com a insistência de Pádraic em tentar descobrir os motivos  de sua decisão e afirma que cada vez que o ex-amigo tentar uma aproximação, ele contará um de seus dedos esquerdos. 

Os dias vão passando vagarosamente na pacata ilha. Os outros moradores vão levando suas vidas, há um acontecimento aqui, outro ali. Enquanto isso, Coln e Pádraic continuam "brigados" e essa ruptura acaba gerando consequências irreversíveis para ambos.

Sobre a incapacidade de suportar as tolices do outro 

Os Banshees de Inisherin é um filme de sutilezas. O enredo carregado de metáforas exige que o espectador leia as entrelinhas para compreender todas as nuances da história. Fala sobre amizades desfeitas, solidão, isolamento e teimosia, misturando as amarguras do presente com as incertezas do futuro. Não espere uma comédia habitual porque ficará desapontado, o humor aqui é seco e ríspido. 

Contando com um grande elenco, temos em Os Banshees de Inisherin algumas das melhores atuações do ano. Por outro lado, os personagens são impenetráveis, é impossível compreendê-los e tampouco sentir empatia por eles. Não se culpe por não se importar com seus destinos, eu também não consegui essa proeza. 

Os cenários lindamente sombrios são outro ponto forte do filme. A tranquilidade da ilha transmite paz e agonia ao mesmo tempo. A passagem do tempo é diferente, tudo acontece lentamente, sem atropelos, sem reviravoltas. 

Resumindo, Os Banshees de Inisherin é um filme bem feito, mas não preencheu minhas expectativas. Faltou algo para ficar marcado na minha memória. Terminei de assistir desapontada. Eu esperava mais do filme, alguma reviravolta ou uma resolução diferente, não obtive. Não é um filme ruim, só não  funcionou comigo.

Ficha técnica

Título original: The Banshees of Inisherin
Duração: 114 minutos
Gênero: Comédia, Drama
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Irlanda, Reino Unido, Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2022