Athena (2022): drama familiar com uma forte crítica social - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, fevereiro 23, 2023

Athena (2022): drama familiar com uma forte crítica social

Athena é um suspense de ação do diretor Romain Gavras que co-escreveu o roteiro junto de Ladj Ly e Elias Belkeddar

Drama familiar com uma forte crítica social.
Dali Benssalah e Sami Slimane em cena no filme "Athena" 

Sinopse - A trama se passa em um conjunto habitacional chamado Athena e conta a história de três irmãos de ascendência argelina. Abdel (Dali Benssalah) é o irmão mais velho, ele é um soldado respeitado no seu pelotão. Quando seu irmão caçula é brutalmente espancado até a morte, ele tem a difícil missão de informar os moradores sobre o trágico acontecimento. 

Todos na comunidade ficam abalados e inconformados. Karin (Sami Slimane),não se conforma com a morte do irmão, ele lidera um grupo de jovens que invade a delegacia e rouba armas e munições. O grupo volta para Athena e monta uma barricada. 

A polícia especial é chamada para reprimir a revolta, mas os jovens enfrentam com armas improvisadas na comunidade. Enquanto isso, o traficante de drogas Moktar (Ouassini Embarek) tenta tirar seus contrabandos, mas é impedido por Karin.  Mais tarde, Abdel vai até Athena para assistir o funeral do irmão, mas é atacado e preso juntamente com residentes da comunidade. 

A tropa de choque é chamada para invadir o complexo habitacional, mas acaba recuando. Jerôme (Anthony Bajon) acaba separado de sua unidade e capturado por Karin. A partir daí a violência explode tomando proporções irreversíveis.

Um conto ficcional assustador


Athena é um ótimo filme sobre conflitos entre jovens parisienses e a polícia francesa. A elevada carga dramática misturada com um suspense constante e ótimas cenas de ação o transformaram em um dos melhores filmes lançados em 2022 na Netflix. 

O enredo explora a insatisfação dos jovens da periferia de Paris com a insegurança vinda por parte daqueles que deveriam fazer a segurança. A falta de confiança nos meios de comunicação também é outro ponto relevante, nem sempre as informações que chegam são verdadeiras. O filme é ficcional, mas a história contada não difere das tantas histórias de violência racial que surge em países onde a desigualdade social é grande.

Athena também é um drama familiar intenso. Enquanto um dos irmãos busca a pacificação através do diálogo, o outro irmão tenta provocar uma guerra por meio dos conflitos. Fiquei com os nervos à flor da pele praticamente o filme todos. Acompanhar a revolta da comunidade contra a polícia é no mínimo doloroso. A fotografia e a trilha sonora claustrofóbica ajudam a elevar a tensão. Altamente recomendado!

Ficha técnica

Título original: Athena
Duração: 99 minutos
Gênero: Suspense, Ação, Drama
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: França
Ano de lançamento: 2022