Na Palma da Mão (2023): sobre os perigos de perder o celular - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, fevereiro 19, 2023

Na Palma da Mão (2023): sobre os perigos de perder o celular

Na Palma da Mão é um thriller sul-coreano escrito e dirigido por Tae-joon Kim, que estreia na direção. O roteiro foi baseado no romance japonês homônimo de Akira Akira Shiga

Dicas de Filmes Pela Scheila
Chun Woo-hee em cena no filme "Na Palma da Mão"

Sinopse - Ambientado em Seul, o filme conta a história de Na-mi (Chun Woo-hee), que perde seu smartphone depois de um dia exaustivo de trabalho. Ela fica desesperada porque no aparelho está seus contatos, sua agenda profissional, suas redes sociais. Enfim, toda sua vida.

Jun-yeong (Yim Si-wan) encontra o celular e entra em contato com ela para devolver o aparelho, mas antes ele instala um spyware. Na-mi fica feliz por ainda existir pessoas gentis no mundo, mas nem imagina que está sendo rastreada pelo estranho "bondoso". Depois de descobrir tudo sobre ela, Jun-yeong se aproxima dela escondendo sua verdadeira identidade e suas intensões.

Paralelamente o detetive de polícia Ji-man (Kim Hie-won) encontra vestígios de Jun-yeong em uma cena de crime e passa a investigar o rapaz. Enquanto isso, a vida de Na-mi vira um caos. Ela então descobre da pior forma possível que a gentileza daquele estranho nunca foi um ato de bondade.

Um conto que serve de alerta

Na Palma da Mão é um suspense realista que mostra os perigos de perder um aparelho de celular. Ter a vida virada do avesso por alguém mal-intencionado que encontrou um celular perdido não é apenas enredo de filme, a probabilidade de algo assim acontecer na vida real é grande. A maioria das pessoas são gentis, mas também há no mundo pessoas más e elas estão por toda parte. 

A maneira como o filme é conduzido nos dá a dimensão do tamanho do problema de ter toda a vida confiada em um celular. No filme, o invasor consegue através de um programa intruso, acessar senhas bancárias, ler mensagens de texto e até operar o aparelho, causando um verdadeiro caos na vida social e profissional da protagonista. O roteiro não apresenta nada de novo no gênero de suspense, diria que é previsível na maior parte do tempo, mas ainda assim é um filme intrigante por trazer um vilão ameaçador e uma história passível de acontecer na vida real.  

Em síntese, Na Palma da Mão é um conto de advertência. Ninguém está livre de perder um aparelho de celular, por isso é preciso ficar atento ao quanto sua vida pode ser exposta através do celular.

Ficha técnica

Título original: Unlocked
Duração: 117 minutos
Gênero: Suspense, Policial, Mistério, Drama
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Coreia do Sul
Ano de lançamento: 2023