As Diabólicas (1955): suspense francês altamente tenso - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, fevereiro 05, 2023

As Diabólicas (1955): suspense francês altamente tenso

As Diabólicas é um suspense psicológico da melhor qualidade, tenso do primeiro ao último minuto. O cineasta Henri-Georges Clouzot dominava a arte de construir mistérios e provocar fortes emoções no espectador. O roteiro escrito por Pierre Boileau e Thomas Narcejac foi baseado no livro Celle Qui N'était Plus.

As Diabólicas
Vera Clouzot e Simone Signoret em cena no filme "As Diabólicas"

Sinopse - Na trama, Michel Delassalle (Paul Meurisse) é o diretor de um internato apenas para meninos numa cidade da França, dominador e violento, ele é casado com Christina (Vera Clouzot), de quem se apoderou da instituição e de todo o dinheiro após o casamento. Michel humilha a esposa em público, além de manter vários relacionamentos extra-conjugal.

Uma dessas amantes é Nicole Horner (Simone Signoret), que por sinal é amiga de Christina. Nicole também não é bem tratada pelo amante violento. Cansadas dos maus tratos, Nicole incentiva a amiga a divorcia-se do marido, porém, Christina é uma mulher medrosa e submissa, e não tem coragem de dizer absolutamente nada ao marido.

Nicole arquiteta um plano de vingança extremamente diabólico, onde elas irão assassinar Michel, para que ambas fiquem livres do canalha, além de herdar o dinheiro e controle do colégio. Após misturar um poderoso sonífero na bebida de Michel, elas enchem a banheira de água e afogam o homem lá dentro, em seguida, levam o cadáver até a piscina da escola durante a noite.

No entanto, as coisas não saíram como planejado, pois o corpo do desaparecido Michel nunca é encontrado na piscina, mesmo depois de completamente esvaziada, e claramente aquilo começa a levá-las à loucura, jogando uma contra a outra, além do mais, Christina começa a sentir um forte sentimento de remorso.

No decorrer do história são apresentadas algumas hipóteses sobre o que realmente está acontecendo, chegando a levantar até uma resolução sobrenatural para o caso. Afinal, ninguém havia encontrado o corpo e fatos estranhos começam a acontecer no colégio. Todas as hipóteses começam a ser investigadas pelo comissário Alfred Fichet (Charles Vanel), que está determinado a descobrir o paradeiro do diretor desaparecido.

Uma trama elaborada nos mínimos detalhes

Além de passarmos o filme inteiro tentando entender o que havia acontecido com o corpo do falecido, imaginamos mil coisas e ficamos tão paranoicos quanto as protagonistas, e eis que acontece uma reviravolta sensacional e inacreditável, com uma sequência sombria, daquelas que nos fazem perder o sono por várias noites. Quando tudo parecia ter chegado ao fim, o mesmo menino que havia levado a bronca do diretor que tomou seu estilingue, lá no início do filme, revela algo ainda mais assustador. 

As Diabólicas mistura  suspense, terror, drama, mistério, crime e pitadas de um viés de sobrenatural, considerado um dos maiores filmes já produzidos pela indústria cinematográfica, inovando e influenciando diversas obras futuras do gênero.

Considerado o Psicose francês, As Diabólicas causou um verdadeiro frenesi no público e rapidamente se tornou um Clássico Cult. Conta uma história ousada que foge dos padrões puritanos de Hollywood e mostra um triângulo amoroso disfuncional, envoltos de masoquismo, relacionamentos abertos, sexualidade, lesbianismo latente, misoginia e misantropia, tudo isso em pleno 1955. É um suspense genial, perfeito, sombrio e assustador. 

As Diabólicas é um excelente filme sobre relações humanas distorcidas, vinganças, depravação, mesquinhez, autoritarismo, poder e crime.

Ficha técnica

Título original: Les Diaboliques
Duração: 116 minutos
Gênero: Mistério, Terror, Suspense, Clássico
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: França
Ano de lançamento: 1955