Ao Compasso do Amor (1941): comédia musical adorável - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, fevereiro 13, 2023

Ao Compasso do Amor (1941): comédia musical adorável

Ao Compasso do Amor é um filme de comédia musical do diretor Sidney Lanfield. O roteiro foi escrito por Michael Fessier e Ernest Pagano. O filme marca como o primeiro papel de protagonista de Rita Hayworth em uma grande produção.

Ao Compasso do Amor
Rita Hayworth e Fred Astaire em cena no filme "Ao Compasso do Amor"

Sinopse - Na trama, o empresário teatral e mulherengo Martin Cortland (Robert Benchley), compra um bracelete de diamantes com a inscrição do nome de uma dançarina novata. Enquanto estava na loja de joias, Martin também compra para sua esposa Julia (Frieda Inescort), uma espátula para o seu 15º aniversário de casamento. Martin acidentalmente muda as caixas e presenteia a Julia com pulseira de Sheila (Rita Hayworth).

Quando Julia o ameaça de divórcio, Martin afirma que ele comprou a pulseira como um favor para Robert Curtis (Fred Astaire), seu diretor de dança, que segundo ele, é apaixonado por Sheila. Para dar credibilidade à sua história, Martin pede a Robert para encontrá-lo com Julia em uma boate e fingir que ele está apaixonado por Sheila.

Sentindo-se traída e envergonhada, Sheila corre para fora do clube. Na manhã seguinte, uma foto de Robert e Sheila no clube aparece na sociedade com o anúncio de que eles estão "quase" noivos. Robert vai ao apartamento de Sheila para exigir uma explicação.

Robert é convocado para o Exército. Sheila e sua tia Louise (Marjorie Gateson) vão visitar Tom (John Hubbard), um capitão no acampamento. Atraídos por sons da música que vem da casa de guarda, ela vai para a janela e vê Robert. Ele pede desculpas a Sheila por seu comportamento grosseiro e tenta impressioná-la, alegando que ele é um capitão.

Após sua liberação da casa de guarda, Robert rouba um casaco de um capitão e vai visitar Sheila, que automaticamente o perdoa. Lá ele conhece Tom e o capitão cujo casaco ele roubou e é condenado a mais duas semanas na casa de guarda.

Pouco depois do incidente, Martin oferece para levar seu show para entreter as tropas e pede ao coronel Robert Shiller permissão para Robert ir ao show. O coronel dá a sua autorização, mas escala dois guardas para acompanhar Robert.

Quando Robert insiste em lançar Sheila como a bailarina principal, Martin, que já prometeu esta parte a Sonya, sua última conquista, arranja um esquema para forçar Sheila a sair do show. A partir daí muitas confusões acontecem até finalmente o casal conseguir ficar juntos.

Sequências de danças encantadoras

Ao Compasso do Amor é uma adorável comédia musical com toques de romantismo. A história é simplória, mas cheia de charme e momentos cômicos. Fred Astaire está magnífico em seu personagem, e junto com a radiante Rita Hayworth, formam um belo casal. 

Quem gosta de uma linda história de amor embalada por passos de dança coreografados precisa assistir Ao Compasso do Amor. É uma produção modesta, mas é doce, singela e divertida. Foi através deste filme que Rita Hayworth ganhou o status de ruiva mais glamorosa de Hollywood.

Ficha técnica

Título original: You'll Never Get Rich
Duração: 88 minutos
Gênero: Comédia, Musical, Romance
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1941