A Lenda de Grendel (2005): um conto medieval - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, fevereiro 13, 2023

A Lenda de Grendel (2005): um conto medieval

A Lenda de Grendel é um filme de aventura dirigido por Sturla Gunnarsson. O roteiro escrito por Andrew Rai Berzins é uma adaptação de um poema anglo-saxão chamado Beowulf, do século IV.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Stellan Skarsgård e Gerard Butler em cena no filme "A Lenda de Grendel"

Sinopse - Na trama, o rei Hrothgar (Stellan Skarsgård), junto com um grupo de guerreiros perseguem um homem considerado por eles um troll. O homem está com seu filho, Grendel (Hringur Ingvarsson), que é orientado a descer e se esconder dos perseguidores. Mais tarde, o menino volta e vê seu pai morto. Grendel tenta levar o corpo, mas por ser muito pesado, ele decide cortar a cabeça e levar consigo.

Passados alguns anos, Grendel (Ingvar Eggert Sigurðsson) busca incansavelmente vingar a morte de seu pai. Ele invade um povoado dinamarquês, matando quase todos os moradores. Quando o rei Hrothgar chega ao local e vê seus guerreiros mortos dentro de seu salão nobre, ele cai em profunda tristeza.

Diante disso, Beowulf (Gerard Butler), com a permissão do Hygelac (Mark Lewis), rei de Götaland, atravessa o mar em direção a Daneland com vários guerreiros, tendo como missão matar Grendel.

Chegando lá eles percebem que a situação é pior do que se esperava, o rei está completamente desnorteado e a criatura se esquiva dos ataques de Beowulf e do seu grupo de geats, recusando-se também a lutar com eles. Grendel acaba se ferindo gravemente, mas durante uma festa no hall de Hrothgar, os dinamarqueses são novamente atacados, dessa vez pela Mãe de Grendel, a bruxa do mar.

Vários vikings começam a cogitar a possibilidade se tornar cristãos. Beowulf acredita  que seus esforços não tiveram os resultados esperados porque o problema de Hrothgar é grande demais. Surge então Selma (Sarah Polley), uma poderosa bruxa capaz de esclarecer toda a situação.

Uma divertida aventura anglo-saxônica

A Lenda de Grendel é um filme de aventura épica bastante interessante, principalmente para quem gosta da mitologia nórdica. Aqui, tudo é tratado de maneira histórica e realista, desde os cenários lindíssimos da Islândia passando por figurinos bem elaborados, onde as pessoas estão vestidas conforme a época e não fantasiadas como acontecem em outros filmes que remontam o período medieval.

O filme não é fiel ao poema, em contrapartida, é mais realista. Não há vilões, nem heróis. Apenas personagens tentando vencer seus monstros internos. Grendel é apontado como o último sobrevivente de sua raça. Uma criatura que provoca medo, também desperta compaixão. Sua existência é um mar de tristezas sem fim e a busca por  vingança é o que o mantém vivo.

Embora seja um filme pouco conhecido, A Lenda de Grendel é daquelas obras que vale a pena assistir. O enredo é simples, sem floreios, mas é bem construído com personagens fortes e diálogos instigantes.
É uma história intrigante que te fará viajar através dos séculos e desembarcar em um mundo fantástico, habitado por diversas criaturas mitológicas da Escandinávia. 

Ficha técnica

Título original: Beowulf & Grendel
Duração: 103 minutos
Gênero: Ação, Aventura, Drama
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Islândia, Canadá, Estados Unidos da América, Reino Unido, Austrália
Ano de lançamento: 2005