domingo, janeiro 15, 2023
Ruído (2022): drama mexicano sobre tráfico de pessoas
Ruído é um filme de drama sobre a incansável busca de quem tem entes queridos desaparecidos. Foi dirigido por Natalia Beristain que co-escreveu o roteiro junto de Alo Valenzuela e Diego Enrique Osorno.
Julieta Egurrola em cena no filme "Ruído" |
Logo uma grande amizade surge entre as duas mulheres e, pouco a pouco, elas vão conhecendo histórias assombrosas de pessoas em busca de familiares e amigos. Cabe a essas mulheres: mães, irmãs, amigas, travar uma luta interminável contra um sistema corrupto em busca de um país menos selvagem para as mulheres das próximas gerações. Enquanto a polícia local faz pouco caso, os cartéis agem livremente, sequestrando mulheres para trabalhar em suas atividades ilegais, o fim delas todos já podemos imaginar.
Uma luta interminável contra o tráfico de pessoas
Ruído é um filme doloroso que retrata um gravíssimo problema existente em vários estados mexicanos dominados pelo tráfico de pessoas. O enredo é inspirado nas inúmeras mulheres desaparecidas e também nas mulheres que não tem um minuto de paz por não saberem onde estão suas filhas, irmãs, mães, amigas.
É um filme incômodo, difícil assistir sem se conectar com a dor que essas mulheres carregam dentro de si. Como se não bastasse o tráfico que arranca mulheres de suas famílias, os altos índices de feminicídio também tem assustado as mulheres mexicanas.
Ruído é uma crítica social oportuna com capacidade de nos tirar da zona de conforto. Que o barulho feito na tela seja capaz de acordar a sociedade para a violência crescente contra as mulheres. O desfecho deixou a desejar infelizmente, mas isso não estraga a experiência que o filme proporciona.
Ficha técnica
Título original: Ruido
Duração: 105 minutos
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: México, Argentina
Ano de lançamento: 2022