Ruído Branco (2022): sobre o vazio existencial - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, janeiro 03, 2023

Ruído Branco (2022): sobre o vazio existencial

Ruído Branco é uma comédia dramática com elementos de terror sobre uma família que tem sua pacata rotina abalada depois de um evento envolvendo produtos químicos. Foi escrito e dirigido por Noah Baumbach, de História de um Casamento (2019) e Frances Ha (2012).

Ruído Branco
Adam Driver, Greta Gerwig, Raffey Cassidy, Sam Nivola, May Nivola, Henry e Dean Moore em cena no filme "Ruído Branco"

Sinopse - O filme se passa na fictícia cidade Blacksmith e é dividido em três atos. O primeiro ato nos apresenta Jack (Adam Driver), um professor universitário famoso por seus estudos sobre Hitler. Sua esposa Babette (Greta Gerwig) e seus quatro filhos de casamentos diferentes; Denise (Raffey Cassidy), Heinrich (Sam Nivola), Steffie (May Nivola) e Wilder (Henry e Dean Moore).

Tanto Jack quanto Babette são obcecados pela morte, suas conversas pairam sobre o medo de morrer e, a estranha fobia só aumenta quando um acidente causa o Evento Tóxico Aerotransportado, obrigando a família a sair de casa e se abrigar em um alojamento improvisado. Jack entra em contato com o produto químico, ficando cara a cara com a morte, ou quase. Os atos seguintes dão continuidade ao pavor que o casal tem da morte e suas tentativas de evitar o inevitável. 

Um passeio entre comédia e horror

Ruído Branco é um filme difícil de descrever. O enredo é estranho, está em todo lugar e ao mesmo tempo em lugar nenhum. A sensação que tive foi de ter assistido três filmes diferentes dentro de um. O excesso de subtramas irrelevantes atrapalha consideravelmente o andamento da trama principal. Acredito que se o enredo focasse somente no incidente com produtos químicos e no medo extremo da morte (tanatofobia) do casal protagonista, o filme seria mais interessante. 

O elenco tenta dar o seu melhor, mas em um roteiro desestruturado que mais parece um recorte malfeito de outros filmes, é tarefa impossível. Adam Driver entrega uma performance irretocável, seu personagem é o único que se destaca. Greta Gerwig atua bem, mas sua personagem é tão apática que não desperta interesse por seu destino. No elenco de apoio tem Don Cheadle, Madison Gaughan, Mathew Williams, entre outros nomes que pouco aparecem no filme. O elenco mirim está lá só para preencher espaço, porque sinceramente não acrescentam nada de relevante à trama.

Embora tente ser inteligente, Ruído Branco é só mais um filme distorcido que passeia entre os gêneros de comédia e terror, mas na realidade é apenas um drama exagerado, irrelevante e com um desfecho insatisfatório. Os créditos finais são a melhor parte do filme.

Ficha técnica

Título original: White Noise
Duração: 136 minutos
Gênero: Comédia, Terror, Drama, Mistério
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América, Reino Unido
Ano de lançamento: 2022