Noite Infeliz (2022): um Papai Noel nada convencional - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, janeiro 01, 2023

Noite Infeliz (2022): um Papai Noel nada convencional

Noite Infeliz é um thriller de ação  sobre um Papai Noel rude e desajeitado que precisa lutar com perigosos mercenários para resgatar uma família que está refém dos bandidos. Foi escrito por Josh Miller e Pat Casey e dirigido por Tommy Wirkola, que dirigiu A Viagem (2021).

Noite Infeliz
David Harbour em cena no filme "Noite Infeliz"

Sinopse - É véspera de Natal, Jason Lightstone (Alex Hassell), sua ex-esposa Linda (Alexis Louder) e sua filha Trudy (Leah Brady) de 7 anos vão até a mansão de sua mãe Gertrude (Beverly D'Angelo) para comemorar o Natal com ela, com sua irmã Alva (Edi Patterson), seu filho Bert (Alexander Elliot) e o novo namorado de Alva, Morgan Stee (Cam Gigandet).

Depois de uma recepção nada calorosa, eles trocam alfinetadas. Enquanto isso, na cozinha, o Papai Noel (David Harbour) desce pela chaminé embriagado e procura por alguma bebida que possa aquece-lo do frio. Ele cochila, mas é despertado por tiros vindos da sala. 

O tiroteio desperta sua curiosidade, Papai Noel então descobre que a casa foi invadida por um grupo de mercenários liderados por Jimmy Martinez (John Leguizamo) e estão mantendo a família refém. Ele acaba descoberto por um dos criminosos e é perseguido. 

Impossibilitado de retornar à sua casa, Papai Noel decide salvar a pequena Trudy e sua família das mãos dos criminosos. Ele já foi um poderoso viking e está disposto a trazer de volta o vingador que foi no passado. E a noite de Natal vai ser longa e sangrenta.

Um filme de Natal altamente violento

Não espere ver a magia do Natal em Noite Infeliz, porque o enredo nem passa perto dos tradicionais filmes natalinos. Não traz nada inovador, há alguns momentos clichês, por outro lado é totalmente diferente de tudo que estamos acostumados a ver. Nessa história, o bom velhinho é um homem frustrado, bêbado e mal-humorado que, por coincidência ou não, está numa casa onde toda a família vira refém de bandidos extremamente violentos. Ele, com toda a sua rabugice, resgata o vilão que foi em um passado distante para se transformar em um herói.

Noite Infeliz é um ótimo conto de horror natalino. É sombrio, violento e sangrento, mas também é divertido. Todo o elenco fez um ótimo trabalho, com destaque para David Harbour como o herói desengonçado, John Leguizamo como vilão atrapalhado e a pequena Leah Brady com toda a sua meiguice. De fato, esse trio é responsável pelo grande sucesso do filme. 

Com cenários bem elaborados e a trilha sonora marcante, Noite Infeliz já nasceu destinado a se tornar um clássico de Natal. Não é um filme feito para ganhar prêmios, embora carregue uma mensagem moral nas entrelinhas. É uma ótima pedida para quem busca algo diferente para ver na temporada de férias.  

Ficha técnica

Título original: Violent Night
Duração: 112 minutos
Gênero: Ação, Suspense, Comédia, Policial, Fantasia
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2022