Soft & Quiet (2022): o horror em tempo real - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, dezembro 05, 2022

Soft & Quiet (2022): o horror em tempo real

Soft & Quiet é um thriller de terror psicológico desconfortável e perturbador da Blumhouse. Foi escrito e dirigido pela brasileira Beth de Araújo, que também produziu o filme.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Stefanie Estes em cena no filme "Soft & Quiet"

Sinopse - O filme acompanha em tempo real a professora do jardim de infância Emily (Stefanie Estes), que depois de sair da escola onde trabalha, caminha por uma trilha na floresta para uma reunião com outras mulheres. No caminho ela encontra Leslie (Olivia Luccardi) que segue para o mesmo encontro. Elas se encontram com Kim (Dana Millican), Nora (Nina E. Jordan), Alice (Rebekah Wiggins), Marjorie (Eleanore Pienta) e Jessica (Shannon Mahoney).

Aparentemente é apenas um encontro entre mulheres, mas quando Emily desembrulha a torta de cereja que fez para o encontro, vem uma revelação chocante. Há uma suástica esculpida na crosta torta. A partir daí somos bombardeados por diálogos assombrosos, com argumentos e justificativas tentando normalizar seus pensamentos preconceituosos.

Em determinado momento, Emily convida as mulheres para tomar vinho em sua casa, elas vão até uma loja de conveniência onde encontram Anne (Melissa Paulo) e Lily (Cissy Ly), um confronto tem início. Craig (Jon Beavers) tenta acalmar os ânimos, mas o grupo está enraivecido e decidido a invadir a casa de suas vítimas. Lá, elas tocam o terror culminando em uma sequência de barbáries.

A maldade humana não tem limites

Soft & Quiet foi o filme mais incômodo que assisti em 2022 e um dos filmes de terror mais desconfortáveis que vi na vida. Filmado em tempo real e sem cortes, o filme segue um grupo de mulheres fanáticas que se organizam para destilar seu ódio coletivo contra negros, asiáticos, latinos, gays, lésbicas.

A história é chocante e perversa. As personagens são desprezíveis. Suas falas, atitudes e justificativas para serem o que são, é nauseante. O filme inteiro é perturbador, mas há uma cena onde a crueldade ultrapassa todos os limites. O que mais assusta é saber que existe várias pessoas na vida real tão horríveis quanto as personagens. Pessoas de má-índole que se encontram com a intensão de tornar suas condutas repugnantes, aceitáveis pela sociedade.

Indigesto, visceral e cru, Soft & Quiet entra para a lista dos filmes mais horripilantes já feitos. Não há monstros, nem fantasmas, somente humanos, e humanos podem ser mais monstruosos e assustadores que qualquer ser fantasioso. Está longe de ser um filme agradável, mas acredito ser necessário nesses tempos sombrios que vivemos. É um verdadeiro pesadelo em tempo real

Ficha técnica

Título original: Soft & Quiet
Duração: 91 minutos
Gênero: Terror, Suspense, Mistério, Drama
Classificação etária: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2022