Ilusões Perigosas (1995): terror sobrenatural surpreendente - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, dezembro 03, 2022

Ilusões Perigosas (1995): terror sobrenatural surpreendente

Ilusões Perigosas é um filme de terror sobrenatural do diretor Lewis Gilbert. O roteiro foi co-escrito por Gilbert junto de Timothy Prager e Bob Kellett, é baseado no romance homônimo de James Herbert, publicado em 1988.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Aidan Quinn e Kate Beckinsale em cena no filme "Ilusões Perigosas"

Sinopse - O filme segue David Ash (Aidan Quinn), um professor de parapsicologia que ganha a vida desmascarando charlatões que realizavam falsas sessões espíritas. Por ser famoso, ele é chamado para investigar fantasmas que estão assombrando a mansão Edbrook, no interior da Inglaterra. Inicialmente ele reluta, uma tragédia no passado abalou sua família, mas a insistência Miss Webb (Anna Massey), proprietária da mansão, acaba o convencendo a visitar o local.

Chegando lá, ele conhece Christina Marriel (Kate Beckinsale). David fica completamente encantado com a beleza da jovem, que além de bonita, é moderna. Logo o professor inicia as suas investigações e constata que fenômenos estranhos acontecem na mansão. David começa a observar a estranha relação de Christina com seus irmãos.

Quanto mais David se aprofunda em suas investigações, mais confuso ele fica. Não demora muito para questionar as teorias que acreditava. O professor começa a ficar perturbado optando por abandonar a casa, mas pretende Christina junto com junto. No entanto, ela revela que não pode partir e também não deixará que ele se vá.

Havia um segredo escondido sobre as paredes da mansão Edbrook, isso mudará sua vida e a relação com Christina. Um fato do passado de David vem a tona para ajudá-lo a compreender os acontecimentos sobrenaturais que ocorrem na mansão.

Excelente história de fantasmas

Ilusões Perigosas é um ótimo filme de terror e suspense que não teve o sucesso merecido. A história contada é intrigante e misteriosa, passamos o filme todo coletando pistas para descobrir qual será o desfecho, mas nada é o que parece ser e só percebi os detalhes depois de revisar o filme. 

O enredo bem construído não deixa pontas soltas. O elenco é competente, todos entregam ótimas performances. A química que há entre Aidan Quinn e Kate Beckinsale é fantástica, isso deixa seus personagens mais realistas. A ambientação consegue passar uma sensação que algo estranho paira sobre a mansão e, mesmo sendo um filme bem iluminado, há cenas de arrepiar que provocam sustos e calafrios. O filme também tem uma trilha sonora maravilhosa.

Embora seja pouco conhecido, Ilusões Perigosas é um filme de terror sobrenatural incrivelmente bom. É uma história de fantasmas envolvente e imperdível que traz com um dos desfechos mais  desconcertantes do cinema. 

Ficha técnica

Título original: Haunted
Duração: 108 minutos
Gênero: Terror, Suspense, Drama
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Reino Unido, Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1995