Uma História de Natal Natalina (2022): um filme com sabor de nostalgia - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, novembro 27, 2022

Uma História de Natal Natalina (2022): um filme com sabor de nostalgia

Uma História de Natal Natalina é um filme de comédia do diretor Clay Kaytis que co-escreveu o roteiro junto de Nick Schenk e Peter Billingsley, a partir de uma história original de Jean Shepherd. O filme é a sequência do clássico Uma História de Natal (1983).

Dicas de Filmes Pela Scheila
Peter Billingsley em cena no filme "Uma História de Natal Natalina"

Sinopse - A história do filme se passa 33 anos depois dos eventos de Uma História de Natal. É dezembro de 1973, Ralphie Parker (Peter Billingsley) está casado com Sandy (Erinn Hayes) e é pai de dois filhos, Mark (River Drosche) e Julie (Julianna Layne).

Enquanto tenta escrever seu primeiro romance, Ralphie recebe uma ligação de sua mãe (Julie Hagerty), avisando que seu velho pai acabara de falecer. Desolados pela triste notícia, a família viaja para ficar com a Sra. Parker. Lá, Ralphie recebe duas tarefa: a primeira é escrever o obituário de seu pai e a segunda tarefa é tornar o Natal inesquecível como o Sr. Parker fazia.

Apesar do medo de desapontar sua família, Ralphie aceita as tarefas e se dedica intensivamente para fazer o melhor Natal de todos, mas suas tentativas de criar novas tradições são desastradas e ainda colocam sua família em situações perigosas. Ao mesmo tempo ele tenta escrever uma boa nota de obituário no jornal, porém desanima, cogitando em desistir do sonho de ser escritor.

Uma sequência de qualidade

Raramente uma sequência consegue equilibrar a nostalgia com os novos elementos, mas Uma História de Natal Natalina não só conseguiu esse feito brilhantemente, como segue os passos para ser um futuro clássico de Natal. O enredo conta a mesma história, mas de uma maneira diferente. As referências ao filme original estão todas ali, revivendo as memórias do protagonista e nos fazendo recordar a todo momento do clássico de 1983. 

Foi muito bom rever Peter Billingsley, agora adulto. Ele revive seu personagem proporcionando uma dose de nostalgia. Todo o elenco faz um ótimo trabalho. Eles realmente se divertem em seus personagens e isso contagia quem assiste. Uma História de Natal Natalina captura a magia do filme original e ainda oferece uma sequência digna com piadas inteligentes e momentos de originalidade. Quem for fã de Uma História de Natal vai se deliciar com esse novo filme.

Ficha  técnica

Título original: A Christmas Story Christmas
Duração: 98 minutos
Gênero: Comédia, Família
Classificação indicativa: 10 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2022