Uma História de Natal (1983): um conto espirituoso - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, dezembro 20, 2020

Uma História de Natal (1983): um conto espirituoso

Uma História de Natal é um filme de comédia de Natal dirigido por Bob Clark que co-escreveu o roteiro ao lado de Leigh Brown. É baseado no livro In God we Trust, all Others Pay in Cash de Jean Shepherd escrito em 1966.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Peter Bilingsley em cena no filme "Uma História de Natal"

Sinopse - O filme se passa na década de 40 e conta a história de Ralphie (Peter Bilingsley), um garotinho de 9 anos de idade, que sonha em ganhar de presente de Natal uma espingarda ar comprimido de brinquedo.

Enquanto outros garotos ficam admirando brinquedos na vitrine como: bola de futebol, trenzinho percorrendo a ferrovia, carros em miniatura, etc., Ralphie quer uma Dayse Red Ryder Carbine Action BB Gun, uma espécie de rifle de ar comprimido. A todo custo ele tenta convencer seus pais que esse presente é ideal, mas como são super protetores, principalmente sua mãe, Ralphie acaba s proibido terminantemente de ter uma espingarda.

Diante disso, Ralphie sente que ninguém quer ouvi-lo, gerando diversos questionamentos negativos por todos que o cercam, inclusive o Papai Noel. O garoto acaba se envolvendo em várias encrencas, que a tão sonhada espingarda de ar comprimido se torna um presente cada vez mais distante.

Humor negro

Uma História de Natal tem uma premissa simples, porém divertida e cativante. Sem efeitos especiais e nem pieguice, o filme se transformou em um clássico natalino ao mostrar um garoto, com sua inocência de criança querendo ganhar uma espingarda de ar comprimido de presente de Natal.

O filme é uma comédia essencial para a época natalina. As artimanhas do garotinho que tenta convencer os pais a darem o que ele quer são muito engraçadas e provocam várias gargalhadas. Uma História de Natal é um filme que agrada todas as idades, desde as crianças até os idosos e, mesmo apresentando humor negro, transmite inocência e carisma.

Ficha técnica

Título original: A Christmas Story
Duração: 94 minutos
Gênero: Comédia, Família, Clássico
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1983