Piggy (2022): terror espanhol sobre sequelas do bullying - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, novembro 25, 2022

Piggy (2022): terror espanhol sobre sequelas do bullying

Piggy é um thriller de terror espanhol violento sobre uma adolescente que ao sofrer bullying de seus colegas por causa do excesso de peso, decide se vingar. Foi escrito e dirigido por Carlota Pereda com base em um curta-metragem de mesmo nome.

Piggy
Laura Galán e Richard Holmes em cena no filme "Piggy"

Sinopse - Sara (Laura Galán) é uma adolescente obesa que se esconde de suas colegas no açougue de seus pais. O excesso de peso a torna alvo de bullying constante das garotas "populares" da escola que a apelidam de porquinho. Sara sofre calada.

Certa tarde ensolarada de verão, Sara vai até a piscina da cidade onde novamente é intimidada por Claudia (Irene Ferreiro) e Maca (Claudia Salas), que a encurralam na piscina e tentam afogá-la. A cena lamentável é observada por um estranho (Richard Holmes).

Pouco depois, Sara vê as garotas serem sequestradas pelo mesmo homem que estava na piscina. Assustada com tudo que aconteceu, ela corre para casa. Quando um homem é encontrado morto na piscina, Sara é interrogada pela polícia, permanecendo em silêncio. Mais tarde outro corpo é encontrado, intrigando a polícia e amedrontando os moradores. Sara começa a se sentir cúmplice do desconhecido. Um sentimento de culpa misturado a gratidão passa a atormentá-la. 

Bullying destrói vidas

Piggy começa desconfortável, se torna intrigante e termina sangrento. Ambientado na área rural da Espanha, o filme mostra o sofrimento de uma adolescente com excesso de peso que é obrigada a se esconder no açougue de seus pais por ser constantemente intimidada por suas colegas de escola, uma delas inclusive foi sua melhor amiga no passado. 

A fotografia bucólica da cidade contrasta com a petulância de seus moradores. Impossível sentir empatia por algum personagem (além da protagonista), todos são tão desprezíveis, inclusive os pais de Sara, interpretados por Julián Valcarcel e Carmen Machi. O desempenho de Laura Galán é incrível, a atriz dá intensidade a sua personagem. Apesar de algumas de suas ações serem questionáveis, ela tem carisma que nos faz torcer para que sua vingança seja concretizada. 

Embora seja um bom thriller de terror, o filme poderia ter sido muito melhor se acrescentasse mais tensão em determinados momentos. Ainda assim, Piggy é um filme instigante que traz algo refrescante para um gênero tão saturado.

Ficha  técnica

Título original: Cerdita
Duração: 90 minutos
Gênero: Terror, Suspense, Drama
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Espanha, França
Ano de lançamento: 2022