Dica de Filme: Sempre ao Seu Lado (2009) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Dica de Filme: Sempre ao Seu Lado (2009)

Sempre ao Seu Lado conta a história real do amor incondicional de um cão para com o seu tutor. Esse drama do diretor Lasse Hallström é poderoso e tocante. O roteiro de Stephen P. Lindsey  foi baseado na história verídica de um cão da raça Akita, chamado Hachiko, que viveu no Japão no início do século XX.

Sempre ao Seu Lado (2009)
Richard Gere e o cão Akita em cena no filme "Sempre ao Seu Lado"

Sinopse - Parker Wilson (Richard Gere) é um professor universitário que trabalho em Tóquio. Certo dia ele encontra um cãozinho perdido no metrô e decide levá-lo para casa. A princípio, Parker tem a intenção de doar, mas depois de várias tentativas frustradas de doação, ele resolver adotar o animalzinho.

Sua esposa Cate (Joan Allen) não gosta da ideia, mas acaba cativada ao ver a amizade entre seu marido e o cão.O amigo de Parker, Kem (Caru-Hiroyuki Tagawa), que também é professor universitário, explica que não foi Parker que achou o animal, mas foi o cão que escolher o professor para que fosse seu tutor, e diz mais, hachi é o número oito em japonês, que simboliza a ligação entre o plano terreno e espiritual, o símbolo da eternidade.

O tempo passa, Hachi cresce e a amizade entre os dois só aumenta. O cão acompanha o professor todos os dias até a estação de trem e, inacreditavelmente, ele volta no final do dia esperar por seu amigo. A felicidade que o cão demonstra ao ver Parker é comovente. 

No entanto, algo muito triste acontece... Parker sofre um infarto fulminante durante uma aula. (Aconselho que a partir desse momento arrume alguns lenços, porque será inevitável segurar as lágrimas). Hachi continua indo até a estação, no mesmo horário que o professor desceria do trem, na esperança de que seu amigo volte para casa com ele.

A família de Parker tenta levar o animal embora, mas ele foge e continua frequentando a estação: faça chuva, sol ou frio, ele não desiste... e assim se sucedeu por dez longos anos, até Hachi fechar seus olhos pela última vez e ir (re)encontrar seu grande amigo lá do outro lado do caminho. Em algum lugar do universo, os dois estão correndo e se divertindo nos campos da eternidade.

Os animais tem tanto a nos ensinar


Sempre ao Seu Lado é um filme memorável dentro da sua simplicidade. Retrata o valor da amizade entre o homem e o animal de uma maneira incrivelmente tocante. O enredo fala sobre amor e lealdade, duas virtudes raras nos humanos, mas é encontrada com facilidade nos cães. Temos tanto a aprender com os animais. Por se tratar de uma história verídica, o filme se torna ainda mais comovente. A cena final é devastadora, impossível não chorar. 

No Japão foi construído uma estátua com a imagem do fiel amigo a espera de seu dono na pracinha em frente a estação de trem, local onde o verdadeiro Hachi esperou seu dono por mais de dez anos... uma longa e dedicada espera. 

Sempre ao Seu Lado é um filme bem filmado e atuado. O elenco faz um ótimo trabalho especialmente Richard Gere que está formidável em seu papel de tutor dedicado e compreensivo. Um filme altamente recomendável e obrigatório para todos que amam os cães. Vale cada minuto assistido.

Minha nota: 10/10
O filme é: Inspirador; Comovente; Cativante; Poderoso

Ficha técnica

Título original: Hachiko: A Dog's Story
Duração: 93 minutos
Gênero: Drama, Família
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Reino Unido, Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2009