Lar dos Esquecidos (2022): o triste abandono na velhice - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, outubro 09, 2022

Lar dos Esquecidos (2022): o triste abandono na velhice

Lar dos Esquecidos é um filme de terror alemão impactante que traz ao público uma mensagem sombria sobre abandono e desprezo na velhice. Foi escrito e dirigido por Andy Fetscher.

Lar dos Esquecidos
Paul Faßnach em cena no filme "Lar dos Esquecidos"

Sinopse - O filme começa com uma cena brutal. Em seguida, vemos Ella (Melika Foroutan) voltando para sua cidade natal acompanhada de seus dois filhos, Laura (Bianca Nawrath) e Noah (Otto Emil Koch), para o casamento da irmã. Ela estra enfrentando os medos de reencontrar o ex-marido Lukas (Stephan Luca) e seu pai Aike (Paul Faßnacht), com quem não tem contato desde o divórcio.

Ao chegar na pequena vila, Ella se surpreende com as mudanças que lá ocorreram. Tudo parece abandonado e sombrio. Os jovens foram embora, deixando para trás os idosos em um lar decadente, à mercê dos cuidados de funcionários negligentes. 

Na noite do casamento de sua irmã, uma forte tempestade atinge o pequeno vilarejo e os idosos do lar começam a ter comportamentos estranhos. Eles atacam brutalmente os funcionários, arrombam a porta e fogem do local enfurecidos. Atraídos pela música do casamento, o grupo de idosos, liderados por um velho sedento de sangue, invade a festa, colocando a família de Ella diante de uma ameaça mortal.

As terríveis consequências do abandono

Lar dos Esquecidos não é um filme de terror comum, o enredo fala sobre o quanto o abandono dos idosos em lares de repouso pode afetar a sanidade deles. O desprezo às vezes pode desencadear sentimentos maléficos. As atuações são decentes, é notável o empenho do elenco. A fotografia bucólica reforça a sensação de que algo pesaroso está prestes a acontecer. É um filme violento e sangrento, mas também é deprimente. 

O filme tem momentos de terror que funcionam bem, mas reconheço que também existe falhas gritantes no roteiro e alguns arcos desnecessários. Se fosse melhor trabalhado, Lar dos Esquecidos seria um filme melhor, tinha potencial. A mensagem que o filme passa é mais impactante que a violência gráfica e muito mais pavorosa que qualquer assombro ou lampejo de susto.

Ficha técnica

Título original: Old People
Duração: 101 minutos
Gênero: Terror
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Alemanha
Ano de lançamento: 2022