Fantasmas de Guerra (2020): sobre culpas e remorsos - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, outubro 07, 2022

Fantasmas de Guerra (2020): sobre culpas e remorsos

Fantasmas de Guerra é um filme de terror britânico sobre os horrores de uma guerra e suas sequelas. Foi escrito e dirigido por Eric Bress, mesmo diretor do filme Efeito Borboleta (2004).

Dicas de Filmes Pela Scheila
Cena do filme "Fantasmas de Guerra"

Sinopse - França, 1944. Cinco soldados são designados para proteger um castelo. São eles: Chris (Brenton Thwaites), Tappert (Kyle Gallner), Butchie (Alan Ritchson), Kirk (Theo Rossi) e Eugene (Skylar Astin). Ao chegarem no castelo, a tropa que estão substituindo saem apressadamente. Isso deixa os soldados desconfiados, mesmo assim eles entram no castelo.

Lá dentro, eles começam a ouvir barulhos repetitivos. Eugene encontra um diário de um soldado alemão detalhando o trágico destino dos proprietários do castelo. Mais tarde, os soldados são atacados por uma tropa alemã e Butchie acaba ferido por uma granada.

Os soldados começam a visualizar fenômenos sobrenaturais e decidem deixar o castelo. No entanto, todos os caminhos que seguem retornam ao castelo fazendo eles acreditar que estão presos em um pesadelo sem fim. 

A culpabilidade que assombra

Fantasmas de Guerra é um filme de terror eficaz e inteligente. A história é intrigante. Acompanha cinco soldados que ao serem designados para proteger um castelo não conseguem mais se libertar do local. O roteiro bem escrito é cheio de reviravoltas que surpreende e desperta curiosidade. Pode soar confuso em alguns momentos, mas é tenso o suficiente para não cair na apatia.

O filme é divido em duas partes. A primeira parte mostra o horror sobrenatural que assombra os soldados. A segunda fala sobre os traumas ocasionados pela guerra. Ambas se unem no final. O desfecho ambíguo não agrada todos os fãs de terror, mas finaliza a história mostrando que a psique humana pode ser mais assustadora que qualquer elemento sobrenatural.

Ficha técnica

Título original: Ghosts of War
Duração: 94 minutos
Gênero: Terror, Guerra, Suspense
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Reino Unido
Ano de lançamento: 2020