Órfã 2: A Origem (2022): quando tudo começou - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, outubro 05, 2022

Órfã 2: A Origem (2022): quando tudo começou

Órfã 2: A Origem é uma prequela bastante inferior do surpreendente A Órfã (2009). O enredo mostra como foi a entrada de Lenna/Esther para sua primeira família na Estônia e as consequências que seus atos provocaram na vida de todos aos seu redor. Foi dirigido por William Brent Bell e escrito por David Coggeshall, com base na história de David Leslie Johnson-McGoldrick e Alex Mace.

Órfã 2: A Origem
Isabelle Fuhrman em cena no filme "Órfã 2: A Origem"

Sinopse - A história começa mostrando Leena Klammer (Isabelle Fuhrman) fugindo de uma clínica psiquiátrica. A mulher de 31 anos de idade é portadora de um distúrbio hormonal raro conhecido hipopituitarismo que lhe dá a aparência de uma criança de 10 anos. 

Ao descobrir que tem características físicas parecidas com uma garota chamada Esther Albright (Kennedy Irwin), desaparecida desde 2003, Lenna resolve se passar pela garotinha. Allen (Rossif Sutherland) e Tricia Albright (Julia Stiles) são os pais de Esther, eles ficam estupefatos de alegria quando o detetive Donnan (Hiro Kanagawa) informa que a filha perdida foi encontrada.

A chegada de Lenna/Esther na família Albright é marcada por uma série de situações incomuns que gera dúvidas em Tricia. Com o passar do tempo, as desconfianças só aumentam. No entanto, há naquela família segredos tão assombrosos quanto o segredo de Lenna.

Uma prequela desnecessária

Órfã 2: A Origem é um filme decepcionante. Dificilmente uma prequela tem o mesmo nível do original, mas essa prequela é muito fraca. O roteiro é repleto de furos, os diálogos são previsíveis e as motivações da protagonista não fazem nenhum sentido. O rejuvenescimento de Esther funciona até certo ponto, porque é impossível não perceber que a garota tem mais de 10 anos de idade. A protagonista  também perdeu seu poder de manipulação, nessa prequela ela está mais contida e isso deixa muitos espectadores frustrados.

Órfã 2: A Origem perdeu as principais características que tornaram A Órfã um dos melhores filmes dos últimos tempos. O terror atmosférico, o clima de suspense e todo o clímax soberbo que havia no original desapareceu nessa prequela. A surpresa que surge (desta vez, no meio do filme), não chega a ser tão surpreendente como foi o desfecho do primeiro filme.  

Embora Órfã 2: A Origem tenha um elenco de alto nível, com Isabelle Fuhrman e Julia Stiles dando um show de interpretações, o filme peca na sua construção. O filme não é um desastre total, há um ou outro bom momento, mas nada capaz de torná-lo igual ao seu original. Talvez essa história funcione melhor  com outros espectadores, comigo não funcionou, terminei de assistir bastante decepcionada.

Ficha técnica

Título original: Orphan: First Kill
Duração: 99 minutos
Gênero: Terror, Suspense, Mistério, Policial, Drama
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América, Canadá
Ano de lançamento: 2022