Krampus: O Terror do Natal (2015): Papai Noel sombrio - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, outubro 17, 2022

Krampus: O Terror do Natal (2015): Papai Noel sombrio

Krampus é um conto de terror de Natal escrito e dirigido por Michael Dougherty. É inspirado no folclore da Alemanha e Áustria sobre uma criatura semelhante a um demônio que acompanha o Papai Noel na noite de Natal a fim de punir as crianças que foram malcriadas ao longo do ano.

Krampus: O Terror do Natal
Toni Collette, Adam Scot, Stephanie LaVie Owen e Emjay Anthony em cena no filme "Krampus: O Terror do Natal"

A trama acompanha uma família liderada por Sarah (Toni Collette) e Tom (Adam Scott), que recebe toda o resto da família para o Natal, junto com seus filhos Max (Emjay Anthony) e Beth (Stephanie LaVie Owen). A família recebe a irmã de Sarah, Linda (Allison Tolman) que traz seu marido Howard (David) e seus quatro filhos, junto com a irritante tia Dorothy (Conchita Ferrell).

As discussões e comilanças fazem com que Max se irrite profundamente e desista do espírito natalino. De repente tudo muda. Na véspera de Natal, a luz acaba e uma tempestade de neve atinge a cidade, deixando-os presos.

Parece uma cidade fantasma, não há mais ninguém nas ruas e isso é perceptível quando Beth resolve ir até a casa do namorado. No caminho, a garota acaba sendo atacada por uma figura enorme que estava no telhado de uma das casas. Quando ela não volta pra casa, todos começam a se preocupar.

As coisas só pioram. Enquanto a família tenta dormir, algo leva uma das crianças. E surgem criaturas bizarras por todos os cantos da casa, uma delas é a entidade mitológica chamada Krampus, que tende a ser o "lado negro do Natal", uma versão sombria do Papai Noel, vinda para punir aqueles que perdeu o espírito de Natal.

Um monstro que causa terror na noite de Natal

Um pouco de história, a figura do Krampus é bastante comum na Áustria, embora ele também apavore criancinhas da Bavária, Hungria, Eslovênia, República Tcheca, Eslováquia, Croácia e nordeste da Itália. Esse ser acompanha São Nicolau — ou o Papai Noel — e, ao contrário do Bom Velhinho, que presenteia os que foram bonzinhos durante o ano, ele pune aqueles que foram malvados e os leva embora em um saco.

Sua origem é bem antiga. Há milhares de anos, antes do surgimento do Cristianismo, existia na Europa uma grande variedade de lendas associadas à realização de festejos e sacrifícios para honrar as divindades, para que no ano seguinte a colheita fosse farta.

As celebrações costumavam ocorrer no solstício de inverno, e era comum que as pessoas se fantasiassem de demônios e saíssem pelas ruas para pedir comida e bebida. Essas tradições acabaram sobrevivendo ao tempo e se misturando às festividades cristãs, já que o solstício também coincide com a época em que se comemora o Natal.

Em relação ao filme, Krampus: O Terror do Natal um filme natalino de terror que vale uma conferida por aqueles que buscam alternativas de filmes para assistir durante as festividades de final de ano. Não é um filme que vá causar sustos, é mais divertido que assustador. Podendo inclusive ser assistido por toda a família.

Krampus: O Terror do Natal é um terror leve, sem sangue ou violência, mas tem um clima de suspense bem equilibrado. Gostei do desfecho, confesso que me surpreendeu, realmente não estava esperando por aquele final.

Ficha técnica

Título original: Krampus
Duração: 98 minutos
Gênero: Comédia, Fantasia, Terror
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2015