Halloween: A Noite do Terror (1978): um clássico do horror - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, outubro 17, 2022

Halloween: A Noite do Terror (1978): um clássico do horror

Halloween é um dos grandes clássicos de terror que consolidou os padrões dos filmes slasher. Não tem cenas fortes de corpos dilacerados nem sangue para todo lado, mas é tenso e assustador, e o terror psicológico nos faz enxergar perigos até onde não existe. Foi dirigido por John Carpenter que co-escreveu o roteiro ao lado de Debra Hill.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Jamie Lee Curtis e Nick Castle em cena no filme "Halloween: A Noite do Terror"

Sinopse - 31 de outubro de 1963. Um menino de apenas 6 anos de idade persegue a irmã de 15 anos e mata a garota com vários golpes de faca. O crime ocorreu na cidade de Haddonfield, em Illinóis. O garotinho se chama Michael Myers (Will Sandin), ele é enviado para um hospital psiquiátrico, onde fica sob os cuidados do Dr. Loomis (Donald Pleasence) até os 21 anos de idade.

Michael (Nick Castle), já adulto, permanece em estado catatônico. No entanto, no dia 30 de outubro de 1978, ele sai misteriosamente desse estado, foge do sanatório e volta para sua cidade natal. Enquanto isso o Dr Loomis segue em direção a Haddonfield para alertar os moradores da presença do serial killer na cidade. Tarde demais, o assassino já se encontrava na cidade e escolhendo a dedo suas vítimas, as quais teriam a pior noite de suas vidas. O desfecho é fenomenal e horripilante.

A personificação do pavor

As técnicas empregadas por Carpenter funcionaram tão bem que o filme foi um sucesso estrondoso e acabou virando uma franquia com vários filmes originais e algumas refilmagens. Mas nenhum filme que veio depois de Halloween superou o original.

Halloween: A Noite do Terror é uma obra-prima do gênero e um dos maiores clássicos de terror de todos os tempos. A premissa é simples, sem complicações, isso  já o torna grandioso. Mas o diferencial do filme para outros do gênero está na atmosfera de pavor que vai aumentando conforme a história se desenrola. O fator interessante é que o número de mortes é baixíssimo se comparado com outros slashers. É assustador sem precisar apelar para a carnificina. 

Em Halloween: A Noite do Terror, o medo não está nas mortes, mas na apreensão de não saber que será o próximo alvo. Os acontecimentos imprevisíveis, a iluminação escura e uma trilha sonora tenebrosa deixam o espectador com os nervos à flor da pele. A máscara também contribui para transformar Michael Myers em um dos mais assustadores serial killer do cinema. Cada aparição do assassino causa arrepios e assombros nos espectador.

Por mais que tenha passado décadas do lançamento, o filme continua formidável, tenebroso e perturbador. O suspense permanece vivo. Halloween: A Noite do Terror é um filme irretocável e nostálgico altamente recomendável a todos os fãs do terror slasher.

Ficha técnica

Título original: Halloween
Duração: 91 minutos
Gênero: Terror, Suspense, Clássico
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1978