Dois Olhos Satânicos (1990): sobre histórias assombrosas - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, outubro 28, 2022

Dois Olhos Satânicos (1990): sobre histórias assombrosas

Dois Olhos Satânicos é um filme de terror dirigido por dois grandes cineastas do gênero de terror, Dario Argento e George A. Romero, que juntos, decidiram homenagear um dos escritores mais inspiradores, Edgar Allan Poe, o mestre do horror macabro.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Madeleine Potter em cena no filme "Dois Olhos Satânicos"


O filme narra dois contos de Poe, "O Estranho Caso do Sr. Valdemar" e "O Gato Preto". Duas histórias horripilantes e deprimentes.

1º Conto - A Verdade no Caso do Sr. Valdemar (The Facts in the Case of M. Valdemar, dezembro de 1845).

Sinopse - Um conto carregado de melancolia e horror em estado puro. Franz Anton Mesmer, um médico que utilizava sua técnica no século XVIII para curar pacientes, trazendo os fundamentos do que viria a ser o hipnotismo,  recebe uma carta de seu amigo moribundo Ernest Valdemar (Bingo O'Malley), em estado terminal de Phthisis (tuberculose), com uma previsão de falecimento em 24 horas.

No entanto, Jessica Valdemar (Adrienne Barbeau) e seu amante, o Dr. Robert Hoffman (Ramy Zada), planejam manter Ernest, sob hipnose para que ele assine os documentos que passam toda sua fortuna para ela. Após assinar os papéis, Ernest morre ainda sob hipnose. Embora seu corpo não apresente batimentos cardíacos ou qualquer sinal vital, Valdemar continua se comunicando com uma voz proveniente de sua garganta fria e do tremular da língua. 

A Verdade no Caso do Sr. Valdemar é um conto bastante interessante e assustador sobre vingança sobrenatural, com toques de mistério e pessimismo. Tem andamento lento, mas com uma direção excelente torna-se impossível desgrudar os olhos da tela. A conclusão do conto é assustadoramente bizarra.

2º Conto - O Gato Preto (The Black Cat, agosto de 1843). 

Sinopse - Roderick Usher (Harvey Keitel) é fotógrafo forense que não aprova a ideia de sua namorada, Annabel (Madeleine Potter), ter levado um gato de rua para casa. A simples presença do gato passa a despertar seu lado mais perverso, ao ponto que, num momento de insanidade, ele enforca o gatinho. Porém, o fotógrafo fica obcecado pelo felino e resolve recolher de uma taberna um animal idêntico ao que ele havia enforcado.

Alcoolizado, ele tropeçar no animal na adega da nova casa, e num impulso, tenta matá-lo com um machado mas é impedido pela esposa, que acaba sendo vítima do marido. Após ferir de morte Annabel, o plano do fotógrafo parecia ter dado certo, até o dia que a polícia vai a adega e escuta um som estranho proveniente da parede.

O Gato Preto é um dos textos mais conhecidos de Edgar Allan Poe, além de ter inúmeras adaptações e versões cinematográficas. Argento adapta o conto de uma maneira aterrorizadora, o desfecho é pavoroso e fecha com maestria e grande estilo a antologia.

Dois Olhos Satânicos não chega a ser uma obra-prima do horror, mas é um filme bem estruturado que traz dois grandes mestres do horror. As duas histórias são assustadoras e o clima macabro paira durante toda a narrativa. Difícil escolher qual segmento é o melhor, Romero e Argento não decepcionam nunca. 

Ficha  técnica

Título original: Two Evil Eyes/Due occhi diabolici
Duração: 120 minutos
Gênero: Terror
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Itália, Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1990