Abracadabra (1993): o despertar inusitado de um trio de bruxas - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, outubro 21, 2022

Abracadabra (1993): o despertar inusitado de um trio de bruxas

Abracadabra e um clássico atemporal altamente divertido sobre três bruxas atrapalhadas que reaparecem depois de 300 anos adormecidas. Dirigido por Kenny Ortega e escrito por Neil Cuthbert, Mick Garris e David Kirschner.

ADicas de Filmes Pela Scheila
Bette Midler, Kathy Najimy e Sarah Jessica Parker em cena no filme "Abracadabra"

Sinopse - O ano é 1693. Na cidade de Salem vivem as irmãs Winnie (Bette Midler), Mary (Kathy Najimy) e Sarah Sanderson (Sarah Jessica Parker), elas são bruxas e preparam um feitiço para permanecerem jovens para sempre. Para que a poção dê certo, as bruxas precisam da força vital de Emilly (Amanda Shepherd), uma garotinha. Seu irmão Thackery (Sean Murray) tenta impedir, mas é paralisado e posteriormente transformado em um gato preto. Mais tarde, os aldeões descobrem as maldades praticadas pelas três mulheres, elas são julgadas e sentenciadas a morte por enforcamento.

Passados 300 anos, Max Dennison (Omri Katz) e sua irmã Dani (Thora Birch) vão morar em Salem. O adolescente conhece Allisson (Vinessa Shaw), uma garota aficionada nas irmãs Sanderson, Max se apaixona instantaneamente por ela. 

Os três invadem a velha casa das bruxas na noite de todos os santos, Max acaba acendendo a vela da chama negra e traz as três bruxas de volta a vida. Elas imediatamente tentam capturar Dani a fim de realizar outro feitiço. Auxiliado por Thackery (o gato preto), Max consegue salvá-la e leva consigo o livro de feitiços de Winnie. A partir daí, os três vão precisar de muita determinação para capturar as bruxas e mandá-las de volta para o mundo dos mortos.

Um conto inofensivo sobre bruxas e feitiços

Apesar da temática ser sobre bruxas nefastas, Abracadabra é um filme encantador e inofensivo. É um filme infantil de Halloween para toda a família. O enredo é um conto fantástico agradável de assistir. Midler, Najimy e Parker estão formidáveis como as três bruxas de Salem, suas personagens conseguem arrancar gargalhadas saudáveis do espectador. 

Embora tenha alguns momentos sinistros, Abracadabra tem calor humano e enfatiza os laços familiares e a união em prol do bem comum. A trilha sonora dos anos 90 desperta nostalgia nos adultos e os cenários coloridos transmitem uma sensação agradável de contos de fadas. 

Não é um filme perfeito, há algumas falhas no roteiro, mas nada que estrague a experiência agradável de assistir. Abracadabra é um dos filmes de Halloween mais engraçados já feito.

Ficha técnica

Título original: Hocus Pocus
Duração: 96 minutos
Gênero: Terror, Comédia, Fantasia, Família
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1993