A Sétima Vítima (1943): um noir de terror - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, outubro 18, 2022

A Sétima Vítima (1943): um noir de terror

A Sétima Vítima é um film-noir com toques de terror e recheado de simbolismos. Foi produzido por Val Lewton, que revolucionou a safras de filmes de horror da RKO Radio Pictures, indo em contramão da exploração exageradas das franquias de monstros. Lançado em 1943, foi dirigido pelo canadense Mark Robson, mesmo diretor dos clássicos A Trágica Farsa (1954) e A Caldeira do Diabo (1957).

A Sétima Vítima
Kim Hunter em cena no filme "A Sétima Vítima"

Sinopse - Nessa trama mórbida e repleta de mistérios, conhecemos Mary Brooks (Kim Hunter), uma simpática órfã que se vê obrigada a sair do colégio que estuda e se mudar para Nova York em busca de sua irmã Jacqueline (Jean Brooks), que desapareceu sem deixar rastros.

Chegando em Nova York, a jovem descobre que Jacqueline vendeu seu negócio de cosméticos oito meses antes. Logo, ela localiza o apartamento que a irmã havia alugado, e encontra algo mórbido: uma cadeira e um laço de enforcamento pendurado do teto.

Mary conhecia bem a irmã e tinha certeza que Jacqueline não cometera suicídio. Assim sendo, ela fica ainda mais ansiosa e determinada para encontrá-la. No entanto, essa busca pela irmã começa a ficar perigosa, pois o investigador que auxiliava Mary acaba sendo assassinado.

É nesse momento que a órfã conhece o advogado Gregory Ward (Hugh Beaumont), o poeta Jason Hoag (Erford Gage) e o psiquiatra Dr. Judd (Tom Conway). Durante as buscas, Gregory acaba se apaixonando por Mary, porém, ele é marido da irmã dela.

Dr. Judd a ajuda a localizar Jacqueline, que encontrava-se escondida após ter se fugido uma terrível seita diabólica conhecida como Paladistas, culto a qual ela era adepta. Após o reencontro das irmãs, Jacqueline acaba sendo sequestrada por membros da seita. Estes consideram Jacqueline uma traidora, e e aos traidores é reservada a morte.

Terror atmosférico envolvente

A Sétima Vítima é um excelente exemplar do gênero do horror psicológico (algo incomum até então). A trama mistura razão, medo e curiosidade, que instiga o espectador a imaginar várias hipóteses, seja sobre o sumiço de Jacqueline ou sobre a conduta misteriosa dos personagens. Durante algumas sequências senti calafrios, em outras cheguei a rir das situações inusitadas.

Apesar do roteiro ser corrido devido o tempo (são apenas 71 minutos) e os poucos recursos financeiros disponibilizados para sua produção, A Sétima Vítima é um filme muito bom, tem ótimos diálogos e muitos mistérios que envolvem o espectador e o mantém conectado na trama. O desfecho também chama a atenção, deixando espaço para a imaginação.

Ficha técnica

Título original: The Seventh Victim
Duração: 71 minutos
Gênero: Film-Noir, Mistério, Drama, Terror
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1943