Um Amor para Recordar (2002): sobre as complexidades da vida - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, setembro 03, 2022

Um Amor para Recordar (2002): sobre as complexidades da vida

Um Amor para Recordar é um filme de romance dramático do diretor Adam Shankman. O roteiro escrito por Karen Janszen é baseado no best-seller homônimo de Nicolas Spakes.

Um Amor para Recordar
Shane West e Mandy Moore em cena no filme "Um Amor para Recordar"

Sinopse - Conta a história do jovem Landon Carter (Shane West), um garoto popular no colégio, porém, irresponsável nas atitudes perante a vida. Devido sua personalidade agressiva, ele se envolve em confusões e acaba preso. Para não ser expulso do colégio, Landon precisa fazer trabalhos comunitários.

Dentre os serviços prestados à comunidade está a encenação de uma peça de teatro. Durante os ensaios, o rapaz conhece Jamie Sullivan (Mandy Moore), uma adorável garota que é totalmente o seu oposto. Seu jeito modesto a torna motivo de piadas por parte da 'turminha' de Landon.

No entanto, o destino tem suas maneiras de aproximar as pessoas e Landon precisa da ajuda de Jamie para decorar suas falas para a peça, os dois serão os atores principais. A garota aceita ajuda-lo, mas com uma condição "ele não poderá se apaixonar por ela", Landon ri pensando ser algo improvável de acontecer.

Por causa  da convivência, nasce neles um forte sentimento e, mesmo com todas as diferenças, Landon se apaixona pela menina que considerava feia e desengonçada. Mas havia um grande segredo que Jamie não ainda tinha revelado. Isso mudaria tudo. A garota tinha uma doença terminal.

A partir desse momento, Landon se desdobra para ficar o máximo de tempo junto de Jamie e tornar os dias de sua amada mais felizes e inesquecíveis. Ele fica ao lado dela em todos os momentos enquanto busca desesperadamente a cura da doença dela.

Uma linda história de amor e fé  

Um Amor para Recordar é um filme de romance encantador, doce e comovente. O enredo traz é uma profunda reflexão sobre o significado do amor, não apenas amor entre homem e mulher, mas outro tipo de amor, talvez ainda mais forte: amar profundamente o seu semelhante. A possibilidade de perdoar, conviver, aceitar e amar as outras pessoas de forma verdadeira é a maior mensagem que captei do filme.

Mas o filme vai além de um simples romance entre adolescentes, nos faz refletir sobre o amor verdadeiro e a complexidade da vida. Mostra o quanto a vida é frágil e preciosa. As mensagens religiosas surgem nos momentos oportunos deixando a história ainda mais cativante. 

Não é preciso ser necessariamente uma pessoa romântica para gostar de Um Amor para Recordar, o filme enfatiza aspectos e valores sinceros do início de um relacionamento que todos possivelmente sentiram ou sentirão alguma vez na vida.

Um Amor para Recordar mostra que as melhores lembranças são aquelas vividas intensamente ao lado de quem amamos e, não é a quantidade de dias, mas a qualidade dos dias passados juntos que torna as pessoas eternas em nossas vidas. 

Ficha técnica

Título original: A Walk to Remember
Duração: 101 minutos
Gênero: Dama, Romance
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América, Reino Unido
Ano de lançamento: 2002