À Sombra do Medo (2016): o terror está nos detalhes - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, setembro 11, 2022

À Sombra do Medo (2016): o terror está nos detalhes

Sou admiradora do cinema alternativo, e quando descobri que À Sombra do Medo é o primeiro filme iraniano do gênero de terror, fiquei bastante curiosa. Assisti e gostei do que vi, é um filme muito bom, mesmo que possua um roteiro simples e nada original. Foi escrito e dirigido pelo iraniano Babak Anvari.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Narges Rashidi em cena no filme "À Sombra do Medo"

Sinopse - A história se passa no último ano da guerra entre Irã e Iraque em 1988, na cidade de Teerã, e acompanha Shideh (Narges Rashidi), uma ex-estudante de Medicina, se encontra diante do diretor de sua antiga faculdade na esperança de que este lhe permita retomar os estudos anos depois de ter sido expulsa por se envolver com movimentos políticos durante a revolução de 1979.

Shideh é informada de que jamais poderá retornar ao curso. Isso acaba gerando uma discussão dela com seu marido Iraj (Bobby Naderi), médico já formado que acaba convocado para trabalhar na linha de frente da guerra, fora da cidade.

Ela reluta em deixar seu apartamento, e junto com sua filha Dorsa (Avin Manshadi), começa a perceber que há uma presença estranha em sua casa e que parece estar atrás de Dorsa. A menina passa a ter febre constante e a conversar com seres imaginários (ou nem tão imaginários).

Após a boneca de Dorsa desaparecer misteriosamente, mãe e filha passam a ser assombradas por Djinns. E o risco crescente de um bombardeio vai fazendo com que os outros moradores abandonem o prédio, deixando as duas cada vez mais isoladas.

História tensa e assustadora 

Quem espera ver um filme de terror cheio de ação talvez se decepcione ao assistir À Sombra do Medo, porque o horror não é o principal foco. A presença dos Djinns rende vários sustos, mas o verdadeiro terror psicológico está na guerra entre Irã e Iraque. Toda vez que a sirene tocava meu coração disparava.  Aqui, a opressão sofrida pelas mulheres na religião e os horrores da guerra são os temas centrais, isso mantém o clima de tensão durante todo o filme. 

Gostei da maneira como foram retratados os acontecimentos, isso me deixou presa à trama, a fotografia quente é convidativa e o suspense psicológico é da melhor qualidade. O diretor iraniano conseguiu produzir um excelente filme com orçamento enxuto. 

Com cenas assustadoras, um clima de tensão crescente e repleto de simbolismos, À Sombra do Medo é um filme intenso do começo ao fim.

Ficha técnica

Título original: Under the Shadow
Duração: 84 minutos
Gênero: Terror, Suspense
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Reino Unido, Jordânia, Catar
Ano de lançamento: 2016