quarta-feira, dezembro 18, 2019
Filme: Corra! (2017)
"Get Out" foi um fenômeno do gênero de terror e ao meu ver merece todos os elogios, afinal, é um filme original e criativo. Escrito e dirigido com competência pelo estreante Jordan Peele, que gastou gastou 5 milhões de dólares em sua produção faturou mais de 200 milhões de dólares, entrando para o top 10 das maiores bilheterias de terror de todos os tempos.
Ganhou o Oscar na categoria de Melhor Roteiro Original, também foi indicado como Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator. Concorreu o BAFTA como Melhor Roteiro Original e Melhor Ator.
Lançado em 2017, "Get Out" não é apenas criativo, é tenso e repugnante. Essa repugnância não se encontra em cenas "nojentas", e sim no racismo velado. O filme arranca as máscaras daqueles que tentam camuflar seus preconceitos. É um grande exemplo de como abordar um assunto extremamente importante nos dias atuais.
Na trama acompanhamos o casal Chris (Daniel Kaluuya) e Rose (Allison Williams), que estão namorando há cerca de cinco meses e resolvem fazer uma visita aos pais da moça. Todavia, há um detalhe preocupante para Chris: sua namorada não avisou a família que ele é negro. Para ela isso não importa, afinal os pais não são racistas.
Durante a viagem Rose atropela um cervo na estrada e o animal acaba morrendo, por algum motivo (entenderemos no decorrer do filme) Chris se identifica com o animal morto. E quando chegam na residência dos Armitage, Chris sente um certo desconforto, pois estranhamente os empregados Georgina (Betty Gabriel) e Walter (Marcus Henderson), são negros.
O pai, Dean (Bradley Whitford), a mãe, Missy (Catherine Keener), eu Jeremy (Caleb Landry Jones), o irmão, aparentemente não parecem racistas, mas se analisarmos suas falas, percebemos nas entrelinhas todo o racismo velado. Chris procura não ficar constrangido, mas as coisas começam a ganhar proporções estranhas quando Missy diz que gostaria de fazer uma sessão de hipnose no rapaz para que ele deixe de fumar. A partir daí algo assustador começa a acontecer...
"Corra!" é um dos filmes recentes mais inquietantes que assisti. Fiquei com uma sensação horrível durante toda a narração, é como se estivesse dentro da trama, enfrentando junto com o protagonista toda aquela falsidade mascarada de boas intenções.
Com toques sutis de humor, "Corra!" conseguiu me deixar inicialmente curiosa, depois tensa, e por fim, agoniada. Diferente da maioria, eu gostei do desfecho, achei justo e diferente daquilo que estamos acostumados a ver em filmes do gênero.
Duração: 104 minutos
Categorias: Terror, Mistério
Classificação: 14 anos
CRIATIVO; SINISTRO; INQUIETANTE