Uma Livraria em Paris (2021): um conto melancólico - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, agosto 07, 2022

Uma Livraria em Paris (2021): um conto melancólico

Uma Livraria em Paris é um filme de comédia romântica do diretor Sérgio Castellito que co-escreveu o roteiro junto de Margaret MazzantiniFoi baseado em um conto de Ettore Scola

Dicas de Filmes Pela Scheila
Bérénice Bejo e Sérgio Castellito em cena no filme "Uma Livraria em Paris"

Sinopse - Conta a história de a história de Vincenzo (Sérgio Castellito), um livreiro apaixonado por sua profissão que dedica seus dias entre sua livraria situada no centro de Paris e a sua filha, Albertine (Matilda De Angelis), uma jovem que perdeu os movimentos da cintura para baixo depois de sofrer um "acidente". Desde então, a garota tornou-se prisioneira de si mesma, permanecendo em profundo silêncio.

A vida monótona e rotineira de Vincenzo é sacudida por Yolande (Bérénice Bejo), uma atriz inquieta que passa a frequentar sua livraria. Ela irrompe em sua vida como uma forte tempestade seguida de um fascinante arco-íris, despertando em Vincenzo emoções há muito esquecidas. 

Comédia romântica sem humor   

Uma Livraria em Paris é uma comédia sentimental nem um pouco engraçada, é na realidade um filme bastante melancólico com toques poéticos. A história aposta nas emoções e sensações das pessoas mesclando em seu enredo literatura, teatro e cinema. 

Por ser demasiadamente lento, Uma Livraria em Paris dificilmente vai agradar todos os públicos. Confesso que senti dificuldades de acompanhar a história devido sua monotonia. Foi um filme que não cativou.

Ficha técnica

Título original: Il materiale emotivo
Duração: 89 minutos
Gênero: Comédia Romântica, Drama
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América, França
Ano de lançamento: 2021