Uma Amizade Tóxica (2021): quando a amizade é prejudicial - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, agosto 11, 2022

Uma Amizade Tóxica (2021): quando a amizade é prejudicial

Uma Amizade Tóxica é um filme vindo lá da região dos Balcãs. Esse drama de estreia da diretora Dina Duma é um conto contemporâneo dos adolescentes nas mídias sociais. O roteiro foi co-escrito por Dina Duma junto de Martin Ivanov

Dicas de Filmes Pela Scheila
Antonija Belazelkoska e Mia Giraud em cena no filme "Uma Amizade Tóxica"

Sinopse - A trama gira em torno das adolescentes Maya (Antonija Belazelkoska) e Yana (Mia Giraud), amigas inseparáveis que frequentam o mesmo colégio. Yana é dominadora e descolada, enquanto Maya é quieta e não tem outros amigos.

Certa noite, durante uma festa, as duas adolescentes flagram Elena (Marija Jancevska), a garota popular da escola, mantendo relações íntimas com Kris (Hanis Bagashov). Yana resolve filmá-los e depois convence a amiga a compartilhar o vídeo como forma de vingança.

Elena vê sua vida ser totalmente arruinada. Ela confronta as meninas, depois disso ela desaparece. Esse é o pontapé inicial para o rompimento definitivo da amizade entre as duas adolescentes.

Quando uma amizade se torna prejudicial

Uma Amizade Tóxica é um filme estranho. Não é ruim, também não é bom. Assisti querendo conhecer um pouco da Macedônia do Norte, mas o que vi foi um país decadente. Pesquisando sobre Skopje, vi que é uma cidade muito bonita e atrativa, não condizendo com as ruínas mostradas no filme. Penso que filmes assim deveriam apresentar o que há de mais bonito no país, não o seu pior. A realidade mostrada é muito sombria, terminei de ver o filme completamente desesperançosa.

O enredo é comum, fala de amizades tóxicas, algo que realmente pode acontecer na vida de qualquer pessoa, podendo ser bastante danosa. As atuações são razoáveis, o elenco mostra o comportamento típico de qualquer adolescente em qualquer lugar do mundo. 

Mas o que mais me incomodou no filme foi o desfecho, o filme termina abruptamente sem um final. Infelizmente, Uma Amizade Tóxica não supriu minhas expectativas.

Ficha técnica

Título original: Sestri
Duração: 80 minutos
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Macedônia do Norte, Montenegro, Kosovo
Ano de lançamento: 2021