Persona - Quando Duas Mulheres Pecam (1966): um filme inquietante - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, agosto 03, 2022

Persona - Quando Duas Mulheres Pecam (1966): um filme inquietante

Persona é um filme simples e complexo ao mesmo tempo, que para entender é necessário assistir várias vezes. Uma obra enigmática que aborda a questão do ser ou não ser e uma série de elementos (mentiras, insatisfação, esquizofrenia, entre outros) que deixam o espectador inquieto durante os 85 minutos de película. Foi escrito, produzido e dirigido pelo cineasta sueco Ingmar Bergman.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Liv Ullmann e Bibi Andersson em cena no filme "Persona - Quando Duas Mulheres Pecam"

Sinopse - Conta a história de Elizabet Vogler (Liv Ullmann) uma atriz que resolve parar de falar repentinamente após uma apresentação da tragédia de Sófocles quando interpreta Electra. Os seus exames não mostram nenhuma explicação física ou neurológica para essa súbita crise. Ao ser internada em um hospital, a atriz é posta sob os cuidados de uma jovem enfermeira chamada Alma (Bibi Andersson).

A médica de Elizabet sugere que, junto com Alma, ela passe uma temporada em sua casa de praia. Isoladas do resto do mundo, as duas mulheres vão se tornando cada vez mais próximas e segredos começam a ser revelados.

Alma encontra na calada Elizabet uma amiga perfeita que ouve tudo, mas nada diz, e lhe conta os seus segredos mais íntimos, como uma orgia praticada numa praia deserta e um aborto. Mas ao ler uma carta comprometedora de Elizabet, Alma começa a perder o controle sobre si mesma, sentindo-se extremamente ligada à atriz.

Gradualmente, a persona de Elizabet toma conta da enfermeira e as identidades das mulheres parecem se fundir em uma só. Nesse momento a loucura toma conta das personagens, ocorre uma troca de identidade, os sonhos se confundem com a realidade. Mesmo diferentes, uma parece ser o complemento da outra.

Uma obra enigmática

Persona se inicia por um intrigante prelúdio em que vemos uma série de imagens de duração variável. Logo, somos apresentados a um garoto (Jörgen Lindström), que acaba de acordar, ele se depara com uma tela no meio do nada que mostra um rosto feminino em desfoque, ele toca esse rosto que parece se transformar em outro com o passar dos segundos. Essa cena inicial voltará para concluir a obra, por isso deve ser vista com bastante atenção.

Segundo o escritor inglês Peter Cowie: "Tudo o que se disser sobre Persona pode ser contradito, o oposto também será verdade." Assim sendo, Persona é um dos filmes mais difíceis de descrever e também um dos mais complexos de assistir, cada cena contém milhares de significados e enigmas, e dificilmente alguém conseguirá encontrar respostas para todas as questões apresentadas nesta obra-prima fascinante.

Persona propõe uma reflexão presente na vida de todos nós, sobre os diferentes caminhos a serem seguidos e principalmente sobre aquilo que somos, parecemos ou queremos ser. O título significa 'máscara', e nada mais atual que a máscara das aparências, onde muitos se escondem atrás de uma fantasia de si mesmo e poucos tem coragem de se desnudar completamente, mostrando ao mundo quem são de verdade. Esse filme é considerado a mais primorosa obra-prima de Ingmar Bergman, com certeza é um filme para ver, rever e continuar revendo sempre.

Ficha técnica

Título original: Persona
Duração: 85 minutos
Gênero: Drama, Suspense, Mistério, Clássico
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: Suécia
Ano de lançamento: 1966