Cavaleiros da Távola Redonda (1953): épico sobre o ciclo Arturiano - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, agosto 18, 2022

Cavaleiros da Távola Redonda (1953): épico sobre o ciclo Arturiano

Cavaleiros da Távola Redonda é um filme muito bonito e sem os recursos de efeitos especiais. Foi dirigido por Richard Thorpe. O roteiro de Talbot Jennings, Jan Lustig e Noel Langley adapta o livro Le Morte d'Arthur de Sir Thomas Malory e contou com a trilha sonora de Miklós Rózsa.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Ava Gardner e Mel Ferrer em cena no filme "Os Cavaleiros da Távola Redonda"

Sinopse - A história acontece na Idade Média, época de grandes batalhas e tempos difíceis, mas o lendário rei Arthur (Mel Ferrer) ao ser recém-coroado rei da Inglaterra, decidiu dedicar o seu reinado a Irmandade dos Cavaleiros da Távola Redonda, a távola foi um presente do misterioso Merlin (Félix Aylmer) ao rei e surpreendia a todos por ser redonda.

Ao redor da Távola Redonda sentavam-se doze cavaleiros e todos deveriam ter um ponto em comum: o juramento de serem honrados em qualquer situação e dedicar-se incansavelmente à busca pelo Graal, uma taça misteriosa que havia contido o sangue de Cristo.

O rei recebe apoio incondicional de Merlin, de sua amada rainha Guinevere (Ava Gardner) e de seu fiel amigo Sir Lancelot (Robert Taylon). Dois dos Cavaleiros da Távola Redonda se destacam, Percival (Gabriel Woolf) conhecido como Galês e Sir Lancelot, um nobre cavaleiro, amigo do rei e condenado a um amor impossível, mesmo vivendo um casamento feliz ao lado Elaine (Maureen Sawnson).

No entanto, a mulher que vive nos sonhos do nobre cavaleiro Sir Lancelot é a rainha Guinevere, esposa do seu grande amigo Arthur. Ele fica dividido entre esse amor proibido e a lealdade que jurou perante os Cavaleiros da Távola Redonda.

Mas a meia irmã de Arthur e feiticeira Morgana Le Fay (Anne Crawford) alimenta um ódio mortal do rei e juntamente com seu filho Mordred (Stanley Baker) preparam uma armadilha para Sir Lancelot e Guinevere. O rei Arthur acaba sendo obrigado a quebrar o juramento perante a Távola Redonda. Iniciam tempos difíceis em Camelot.

Um filme primoroso

Os Cavaleiros da Távola Redonda é uma daquelas relíquias do cinema, um filme maravilhoso, um clássico de beleza incomum que vale a pena assistir várias vezes. O ciclo Arturiano é cheio de magia, encantamento, nos transporta para um mundo distante, o mundo do grande rei Arthur e a incansável busca dos Cavaleiros da Távola Redonda pelo Graal e o filme consegue captar toda a magia daquele período.

Ficha técnica

Título original: Knights of the Round Table
Duração: 115 minutos
Gênero: Ação, Aventura, Histórico, Drama
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Reino Unido
Ano de lançamento: 1953