Filme: O Bom Vizinho (The Good Neighbor, 2022) - Dicas de Filmes Pela Scheila

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Filme: O Bom Vizinho (The Good Neighbor, 2022)

"The Good Neighbor" é um filme de suspense do diretor Stephan Rick, lançado em 2022. O roteiro de Silja Clemens e Ross Partridge é baseado no filme alemão "Unter Nachbarn" (2011), dirigido também por Stephan Rick. 

O filme gira em torno do jornalista americano David (Luke Kleintank), que depois de terminar um relacionamento aceita a oferta de seu amigo editor Grant (Bruce Davison), para trabalhar na "European Press Network" em Riga, capital da Letônia. 

A oferta inclui uma casa mobiliada, porém remota e um carro na garagem. David tem dificuldade para fazer o carro funcionar, ele então bate à porta de seu vizinho, Robert (Jonathan Rhys Meyers). O vizinho consegue dar partida no carro. Eles se tonam amigos.

Certa noite, David convida Robert para tomar uns drinques em um barzinho. Lá ele conhece Janine (Eva Florença), uma garota britânica. O jornalista fica fascinado com o jeito espontâneo dela e troca números celular. Na volta para casa, David se distrai e acidentalmente atinge uma motociclista em uma estrada secundária. A moça atingida é Janine que acaba morrendo.

Desesperado, David acaba convencido por Robert de que não há mais nada que eles possam fazer por ela, e que entrar em contato com a polícia só os levaria à prisão. Eles fogem do local. Enquanto o jornalista é atormentado por sentimentos de culpa, seu vizinho não demonstra remorso. 

Para piorar a situação de David, seu editor o coloca para cobrir o caso. Durante a coletiva de imprensa, o jornalista conhece Vanessa (Eloise Smyth), a irmã da vítima. Surge uma paixão entre eles, mas Robert vê esse relacionamento como um perigo. Aos poucos ele vai revelando que de bom vizinho não tem nada.
O Bom Vizinho (2022)
Luke Kleintank e Eloise Smyth em cena no filme "O Bom Vizinho" 

Quando a bondade é demais, desconfie


"O Bom Vizinho" é um bom filme para quem gosta de suspense a moda antiga. O conceito é bem batido, já foi feito inúmeras vezes e o roteiro não acrescenta nada de novo, ainda assim é um filme tenso o suficiente para te manter preso na trama até o fim. Mas só vai curtir o filme quem gostava de assistir,  nas noites de sábado, a Supercine dos anos 90 e meados de 2000. 

Histórias como essa se desenvolvem de maneira bastante genérica, sem novidades e nem originalidade. No entanto, o que diferencia nos filmes deste tipo de suspense é a maneira como a história é contada. Por mais previsível que seja, a trama consegue ser envolvente quando tem um roteiro bem escrito e bem atuado. No caso desse suspense, há falhas no roteiro, mas as boas performances do elenco minimiza os furos da trama. "O Bom Vizinho" está longe de ser um filme memorável, mas é um suspense interessante que vai te manter entretido na história. 

Duração: 97 minutos

Gênero: Suspense

Classificação indicativa: 16 anos

País de origem: Estados Unidos da América, Letônia

Ano de lançamento: 2022

Minha nota: 6.5/10

O filme é: Instigante; Tenso; Previsível